27 de maio de 2024
GT Factory Racing e Shimano seguem juntos em 2016 e 2017 - Foto: Divulgação / Shimano

Shimano renova patrocínio com a GT Factory Racing

Atletas de Downhill e Enduro das equipes GT Factory Racing pedalarão nas temporadas de 2016 e 2017 com os grupos Shimano Saint e XTR

A GT Factory Racing e a Shimano, empresa líder mundial nos mercados de bike, assinaram contrato que garante a continuidade de uma relação de 16 anos entre as duas marcas. Para os pilotos das equipe integrantes da GT Factory Racing, como o belga Martin Maes, pedalar com produtos Shimano já é considerado algo natural. Mesmo com apenas 19 anos, Maes esteve entre os integrantes do time de testes e desenvolvimento da GT and Atherton Racing.

Da mesma forma, como integrante da Trek World Racing, criada no ano passado, o ex-campeão da Copa do Mundo de Downhill, Brook MacDonald (Nova Zelândia), também continua seu relacionamento com Shimano. MacDonald dará o retorno de um especialista da modalidade sobre os componentes Shimano no mais alto nível de competição, o que tem valor inestimável,.. Na equipe de downhill também estão com MacDonald o neozelandês Wyn Masters, Sam Dale (Reino Unido) e Jackson Frew (Austrália). Wyn Masters irá juntar-se ao belga Martin Maes no Enduro World Series (EWS), enquanto simultaneamente Maes terá foco nas provas do downhill mundial, com o enduro como objetivo principal.

O chefe da equipe, Mark Maurissen, também é fã de longo prazo da Shimano, depois de ter competido nos anos 90 com a linha de componentes XTR pela GT. “Precisamos do melhor quando trata-se de algo realmente importante. Então, para mim não há duvida: Shimano e GT, sempre. Estou super animado para ver o que nós juntamos de material humano para a equipe. Com as novas caras do time, mal posso esperar para a temporada começar”, disse Maurissen.

As bikes – As equipes GT Fury e GT Sanction terão suas bicicletas equipadas com o grupo Shimano Saint, no downhill, e o XTR, nas provas de enduro. O Shimano Saint oferece durabilidade incomparável para as corridas de downhill, com pedivelas de uma coroa, trocadores Rapidfire Plus com tecnologia two-way release (liberação dupla) e freios hidráulicos com tecnologia de gerenciamento de calor Ice Tech e pistões de cerâmica potentes.

Enquanto isso, o grupo de componentes XTR oferece a opção do eletrônico Di2 ou a troca de marchas mecânica com o grupo M9020 equipado com sistema de marchas de tecnologia Rhythm Step. Os trocadores Rapidfire XTR cuidam das trocas de marcha enquanto os pedivelas tem opções de setup de 1 x 11, 2 x 11 ou 3 x 11 velocidades. Combinado com os freios hidráulicos, o XTR M9020 traz o melhor exemplo da liderança de engenharia da Shimano e 34 anos de experiência na produção de componentes de mountain bike.

Atletas utliizarão os grupos Saint e XTR - Foto: Divulgação / Shimano
Atletas utliizarão os grupos Saint e XTR – Foto: Divulgação / Shimano

A equipe de marketing esportivo da Shimano Europa será a conexão entre a GT europeia e as equipes Shimano de desenvolvimento de produtos no Japão. Representante Shimano, Rudy Bouwmeester afirma: “Nosso relacionamento com o Mark Maurissen e com a GT vem de muito tempo. Temos total confiança na equipe e em seus pilotos, não só para deixar em destaque nossos produtos nos níveis mais altos e nas condições mais difíceis, mas também para nos ajudar a desenvolver e aperfeiçoar a nossa forma de projetar componentes de altíssimo padrão”.

Atletas em ação – A equipe de enduro começa suas atividades nos dias 26 e 27 de março, na abertura do Enduro World Series nos Andes chilenos. A competição internacional no Chile conta com o apoio da Shimano Latin America. Já para os pilotos do downhill o pontapé inicial será duas semanas depois, na abertura da Copa do Mundo UCI de Downhill, em Lourdes, na França, competição apoiada pela Shimano Europa.

História no MTB – A Shimano iniciou sua produção dedicada aos componentes para a prática do mountain bike em 1982, com o lançamento da série Deore XT. O primeiro produto da empresa dedicado ao MTB em nível de competição foi apresentado em 1991, com a linha XTR. Em 2004, a Shimano revelou o grupo de componentes Saint, com o slogan “gravidade pura”, com foco claro na velocidade para a prática do downhill.

Equipes patrocinadas pela Shimano – No final da temporada de 2015, a Shimano anunciou que as equipes GStaad-Scott e Trek Factory Racing estariam competindo em 2016 com os componentes da marca. Assim, as duas juntam-se GT Factory Racing, BMC, Stöckli, LUNA e Rabo-Liv no nível de elite de downhill, enduro e cross country.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização