17 de maio de 2024
Foto: Divulgação / FCP

2ª etapa do Campeonato Piauiense de MTB acontece neste fim de semana

No próximo domingo (21), ciclistas piauienses e de outros estados terão um super compromisso. Trata-se da Evo Cross, válida como 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike.

Realizada na zona rural de Teresina, a prova contará como a pontuação no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e está classificada no topo da categoria CX1, que é onde estão as provas mais bem colocadas em termos de pontuação. As provas com pontuação menores estão na categoria XC2, isso das etapas de estilo XCO, que são as provas de circuito do mountain bike. Por ser uma prova com grande oferta de pontos, além dos piauienses, já estão confirmados ciclistas de Brasília, Ceará, Maranhão e do Amapá.

Os organizadores preparam um percurso bastante técnico e os atletas poderão se preparar para uma trilha rápida, técnica e cheia de obstáculos. O circuito é de 6,7 km, no qual os bikers realizam voltas divididos por baterias. A Evo Cross acontece pelo segundo ano consecutivo e será realizada no Sítio do Aldo (ciclista piauiense Aldo Ferro), que fica povoado Santa Luz, com acesso à PI-112, sentido ao município de União. As inscrições ainda estão abertas pelo site www.sprinta.com.br/fcp.

Evo Kids - Foto: Divulgação / FCP
Evo Kids – Foto: Divulgação / FCP

Evo Kids – Durante o andamento das baterias, acontecerá uma outra disputa não oficial, a Evo Kids, na qual crianças disputarão um pequeno circuito e, ao final todos os participantes receberão medalhas. De acordo com a organização, o objetivo é inserir cada vez mais as crianças e adolescentes na prática do ciclismo.

A Evo Cross está classificada no topo do número de pontos a serem disputados pelos competidores, que é de 110. Para o presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, George Rodrigues, há alguns anos as provas de maior pontuação estavam concentradas nas regiões Sudeste e Sul, mas “de uns quatro anos para cá essa divisão se estende também para outras regiões, como Nordeste e Norte, dando oportunidades para os atletas mais técnicos e dedicados ao esporte disputarem as provas mais bem classificadas em suas regiões, também. Isso representa uma democratização do ciclismo e faz revelar, mais e mais, grandes nomes do esporte, ao fim de cada temporada, quando serão conhecidos os campeões nacionais por ranking da CBC”, explicou.

Mais informações sobre a etapa Evo Cross, no telefone (86)3233-0002.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização