28 de maio de 2024
Foto: Divulgação / Federação de Ciclismo do Piauí

Após estreia no Rally Cerapió, Campeonato Piauiense de MTB terá etapa em Teresina

Calendário oficial contará com 12 etapas, valendo pontos para o ranking estadual da Federação de Ciclismo do Piauí

O início da temporada oficial do mountain bike piauiense foi puxado, com cerca de 140 km de percurso em dois dias de prova, realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro durante o Rally Cerapió, entre Picos, Ipiranga e em Teresina. A competição, que contou com a presença de cerca de 160 ciclistas, deu o pontapé inicial para o Campeonato Piauiense de Mountain Bike.

A próxima etapa já está marcada, já que o calendário foi definido ainda no mês de dezembro passado e contará com 12 etapas oficiais, valendo pontos para o ranking estadual da Federação de Ciclismo do Piauí. A Evo Cross acontecerá no próximo dia 21 de fevereiro, no estilo XCO, ou seja, um circuito fechado de 6,7 km, no qual os atletas realizarão voltas divididos por baterias. A prova, que será realizada pelo segundo ano consecutivo, será realizada na zona rural de Teresina, no Sítio do Aldo (ciclista Aldo Ferro), que fica no povoado Santa Luz, com acesso à PI-112 (em direção ao município de União).

Foto: André Rocha / Federação de Ciclismo do Piauí / Divulgação
Foto: André Rocha / Federação de Ciclismo do Piauí / Divulgação

A 2ª etapa do Piauiense terá a maior pontuação do ranking brasileiro na categoria XC1, o que mostra que haverá grande número de participantes, de olho nos pontos que elevam os atletas no ranking. “Será um circuito bastante técnico e rápido, o que vai destacar os atletas mais preparados física e tecnicamente. Além disso, assim como no ano passado, realizaremos uma prova só para crianças, a Evo Kids, na qual premiaremos com medalhas todos os participantes e o objetivo é inserir cada vez mais as crianças e adolescentes na prática do esporte”, destacou Bruno Viana, organizador da prova.

Com relação à 1ª etapa do Piauiense de MTB, ocorrida dentro do Rally Cerapió, alguns atletas já se mostraram que começaram a temporada forte. Na categoria Elite Masculino (19 a 29 anos), Francisco Edio Neves da Silva foi o campeão, com Emanuel Costa Rabelo em 2º e Marcelo Trindade (atual campeão piauiense na categoria), em 3º. Na categoria Elite Feminino, mais uma vez vitória de Maria do Carmo Castro, a Carmem, que já é pentacampeã piauiense consecutiva na categoria.

Na Master Feminino (acima de 30 anos), venceu Antonia Luiza Rodrigues, a Pituíba. Nas demais categorias masculinas, os vencedores foram: Sub-30 (23 a 29 anos) – Daniel Teixeira da Silva; Master A-1 (30 a 34 anos) – Rogério Ferreira do Nascimento; Master A-2 (35 a 39 anos) – Lindomar Ferreira dos Santos; Master B-1 (40 a 44 anos) – Rômulo Moreira de Oliveira; Master B-2 (45 a 49 anos) – Ernani Castro Costa; Master C-1 (50 a 54) – Aldo Ferro Neto; Sub-23 – Rivaldo Soares do Bonfim; Veteranos (acima de 60 anos), vitória de João de Deus Soares Filho.

Fonte: Federação de Ciclismo do Piauí

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização