26 de julho de 2024
German Tivani vence a 5ª etapa do Tour de San Luis

Argentinos dominam pódio da 5ª etapa do Tour de San Luis

Seleção Brasileira segue buscando melhorar posição nas classificações

A sexta-feira (22) foi de muita festa para o ciclismo de estrada argentino. Além de sediar o tradicional Tour de San Luis, uma das prova mais prestigiadas do continente, as pratas da casa mostraram seu talento e dominaram o pódio da quinta etapa, entre Renca e Juana Koslay.

Germán Tivani, atleta da seleção local de apenas 20 anos, foi o campeão seguido por Daniel Diaz (Delko Marseille-KTM), bicampeão geral da competição (2015 e 2013), e Emilliano Ibarra (S.E.P San Juan), considerado o atleta mais combativo do percurso, O trio conseguiu escapar com mais alguns atletas logo no início do percurso de 168,7km e manteve-se entre os primeiros praticamente durante todo o trajeto. Faltando 25km para o fim da prova, os argentinos se distanciaram ainda mais do pelotão e dos demais atletas escapados. Todos marcaram 3h37min39s e a vitória foi definida nos milésimos de segundo. Outro argentino, Eduardo Sepulveda, vencedor da etapa anterior, foi o 32º colocado na prova desta sexta, mas segue liderando a classificação geral individual.

Endrigo Rosa - Foto: Maximiliano Blanco / CBC
Endrigo Rosa – Foto: Maximiliano Blanco / CBC

A Seleção Brasileira, formada por André Gohr, Caio Godoy, Endrigo Rosa, Lucas Mota, Rodrigo Quirino e Antonio Garnero, teve um dia de altos e baixos. Os ciclistas Garnero e Lucas decidiram arriscar e saltaram em várias fugas logo no início da prova, mas foram neutralizados pelo pelotão de alto nível com integrantes das equipes do World Tour. Faltando 40 quilômetros para o fim do trajeto, Garnero teve um pneu furado e na sequência um grande tombo com muitos atletas acabou impedindo a passagem de vários ciclistas, entre eles estava o grupo brasileiro. Com isso, Caio Godoy, o melhor da seleção, cruzou na 74ª posição, mas à apenas 2 minutos dos vencedores. André foi o 111º colocado, Lucas encerrou em 138º lugar, Rodrigo ficou na 149ª colocação, Endrigo finalizou em 152º lugar e Antonio foi o 156º.

Rodrigo Quirino - Foto: Maximiliano Blanco / CBC
Rodrigo Quirino – Foto: Maximiliano Blanco / CBC

No ranking Sub-23 Caio Godoy se manteve na 8ª colocação entre os atletas mais jovens da prova, que tem o colombiano Rodrigo Contreras na liderança provisória da categoria na competição. André subiu para a 16º colocação, enquanto Rodrigo Quirino ocupa a 18ª posição. Lucas e Endrigo estão na 22ª e 24ª colocações, respectivamente.

Neste sábado (23) ocorre a chamada etapa “rainha”, com largada em La Toma, passagem por Merlo e chegada em Filo de los Comechingones, a 2.140 metros de altitude, após percurso de 159 quilômetros. Será uma etapa decisiva para a definição das primeiras colocações.

Programação do Tour de San Luis

  • 1ª etapa (18/01) / El Durazno – El Durazno (CRI) / 21km
  • 2ª etapa (19/01) / San Luis – Villa Mercedes / 181,9 km
  • 3ª etapa (20/01) / Potrero de los Funes – La Punta / 131km
  • 4ª etapa (21/01) / San Luis – Cerro del Amago / 140km
  • 5ª etapa (22/01) / Renca – Juana Koslay / 168,7km
  • 6ª etapa (23/01) / La Toma – Filo Sierras Comechingones / 159,5km
  • 7ª etapa (24/01) / San Luis – San Luis / 119,6km

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização