23 de maio de 2024

Manutenção adequada dos amortecedores é garantia de bom funcionamento

Confira as dicas da marca norte-americana Fox para a conservação do amortecedor de sua bike 

Reconhecidos internacionalmente por sua alta qualidade e performance, os amortecedores Fox possuem um alto nível de resistência aos abusos comumente cometidos nas trilhas de mountain bike mais agressivas.

Fox

Como todo componente de bicicleta entretanto, o os amortecedores e garfos de suspensão da Fox necessitam de alguns cuidados básicos que permitem uma utilização mais confiável e sem problemas.

Inspeção de rotina – Habitue-se a manter próximo do local onde você guarda sua bike um pano macio que não solte fiapos para ser utilizado na limpeza as canelas internas e dos raspadores de poeira / retentores. Desta forma, imede-se que eventuais partículas de sujeira penetrem no interior da suspensão, exigindo assim, manutenções mais frequentes.

Caso necessário, utilize água e sabão neutro para a limpeza do guarda-pó. Evite a todo custo o uso de água sobre pressão, que poderá penetrar no interior da suspensão, danificando-a
Caso necessário, utilize água e sabão neutro para a limpeza do guarda-pó. Evite a todo custo o uso de água sobre pressão, que poderá penetrar no interior da suspensão, danificando-a

Lubrificação das canelas – A cada 50 horas de uso contínuo o amortecedor deverá ser inspecionado por uma oficina certificada Fox para a verificação da integridade das buchas e retentores. Nesta etapa, as espumas responsáveis por promover a lubrificação interna serão limpas ou substituídas se necessário e, após esta operação, banhadas em um óleo especial para uso em suspensões.

oleo

Troca de óleo e substituição dos o-rings – A cada 150 horas de uso ou anualmente toda suspensão deve ser aberta e inspecionada por um mecânico certificado Fox, que irá realizar a troca do óleo responsável pelo controle de retorno do amortecedor. Nesta etapa também são substituídos os anéis de borracha (o-rings) responsáveis pela vedação dos sistemas pneumático e hidráulico da suspensão.

Fox

Desde 2015, a Fox introduzui um novo tipo de óleo para suspensões a base de molibdênio, com características de maior fluidez e durabilidade. O novo óleo Fox Gold, de coloração dourada, desliza pelos componentes interno muito mais facilmente que os lubrificantes comuns, aumentando de forma evidente a suavidade e a sensibilidade do amortecedor.

Fox

Dica – Para manter as canelas internas de sua suspensão Fox sempre bem lubrificadas, esporadicamente deixe sua bicicleta armazenada de cabeça para baixo durante algumas horas. Desta forma, o óleo que encontra-se no fundo das canelas irá ser despejado nas espumas lubrificadoras, que distribuirão o lubrificante de maneira uniforme pelo interior do amortecedro.

Boas pedaladas!!!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização