29 de maio de 2024
Foto: Ronaldo Milagres / MBraga Comunicação

Brasil garante o topo do pódio da Copa América de Downhill/4X

Thiago Boaretto supera seus rivais e vence a bateria final com o tempo de 1m16s. No Feminino, a paranaense Julia Alves garante o tricampeonato da competição com o tempo de 1m33s

O paulista Thiago Boaretto venceu neste domingo (10) a Copa América de Downhill/4X, competição de descida de montanha que abre oficialmente o calendário nacional 2016. A prova, que foi realizada na cidade paulista de São Roque, teve ainda a paranaense Julia Alves garantindo seu tricampeonato na categoria Feminino, com o tempo de 1m33s.

O evento, patrocinado pela Shimano, contou com os principais nomes da categoria no país, como Thiago Boaretto, Lucas Borba e Bernardo Cruz, entre outros, além do já tradicional o serviço de Suporte Neutro Shimano, reconhecido pela excelência no apoio prestado aos ciclistas na Copa Internacional Levorin de MTB, na Ultramaratona de MTB Brasil Ride e no Tour do Rio, entre outras competições importantes.

Vitória de Thiago Boaretto - Foto: Léo Shibuya / MBraga Comunicação
Vitória de Thiago Boaretto – Foto: Léo Shibuya / MBraga Comunicação

Boaretto superou os rivais ao vencer a bateria final com o tempo de 1m16s. Já a paranaense Julia Alves, a Julinha, conquistou a vitória e o tricampeonato com o tempo de 1m33s.

Campeão da Copa América de Downhill/4X em 2014, o catarinense Lucas Borba (Shimano Sports Team) não teve sorte na edição deste ano quando acabou parando nas quartas de final da competição.

“No sábado o resultado foi bom, fiz o segundo melhor tempo no treino classificatório. Domingo larguei bem na minha bateria, junto com o primeiro colocado, mas na primeira curva dei uma segurada e acabei ficando para trás. Na tentativa de me ultrapassar, o Bernardo Cruz acabou me derrubando. Mas faz parte, porque é um esporte de contato e era uma oportunidade ultrapassagem para ele”, resumiu Lucas, para quem o saldo foi positivo. “A prova foi show. Claro que a gente sempre espera terminar na frente, mas tem a questão da sorte, infelizmente. Agora é treinar para a Descida das Escadas de Santos, em fevereiro”.

Percurso da categoria Feminino - Foto: Ronaldo Milagres / MBraga Comunicação
Percurso da categoria Feminino – Foto: Ronaldo Milagres / MBraga Comunicação

Feminino – Abraçada ao pai, a paranaense de 19 anos Julia Alves comemorou mais uma vitória em São Roque. A atleta da Seleção Brasileira de BMX subiu ao cume do pódio pela 3ª vez consecutiva mesmo sem ser especialista em DH. “Minha meta atual é conseguir uma vaga na equipe olímpica de BMX e vou utilizar este prêmio como incentivo para buscar esse sonho”, disse Julia.

O resultado positivo não impediu a piloto de destacar as dificuldades enfrentadas. “Não foi nada fácil, ainda mais com a chuva. Caí algumas vezes nas baterias anteriores, pois a pista estava com muita lama e bem escorregadia. Mas mantive o foco o tempo todo e consegui mais uma vitória nesta competição”, encerrou.

Resultados

Masculino

  1. Thiago Boaretto (BRA), 1min16seg635
  2. Silvio Felix Junior (BRA), 1min16seg924
  3. Mario Jarrin (EQU), 1in18seg824
  4. Anderson Ezequiel de Souza Filho (BRA), 1min26seg997

Feminino

  1. Júlia Santos (BRA), 1min33seg745
  2. Thaynara Chaves (BRA), 1min38seg454
  3. Barbara Jechow (BRA), 1min40seg291
  4. Luana Oliveira (BRA), 1min05seg794

Campeões

  • 2002 – Robson “Urubu” Santos (BRA)
  • 2003 – Robson “Urubu ” Santos (BRA)
  • 2004 – Robson “Urubu” Santos (BRA)
  • 2005 – Sebastián Vasquez (CHI)
  • 2006 – Doron Cattoni (BRA)
  • 2014 – Lucas de Borba (BRA) e Julia Santos (BRA)
  • 2015 – Enrique Genova (CHI) e Júlia Santos (BRA)
  • 2016 – Thiago Boaretto (BRA) e Júlia Santos (BRA)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização