Competição nordestina completa sua 29ª edição e acontecerá entre os dias 25 a 30 de janeiro
Heptacampeão do Iron Biker Brasil, o mineiro Thiago Drews Elias, conhecido pelo nome de guerra, Brou Bruto, confirmou sua participação no Rally Cerapió, que acontecerá entre os dias 25 a 30 de janeiro, nos estados do Ceará e do Piauí. Atleta da equipe Cannondale Free Force, Brou irá unir forças com a equipe piauiense Evo Pro Team, de Teresina para encarar quatro dias de maratona da prova, que este ano completa sua 29ª edição.
Brou, que compete pela categoria Master A-2 (35 a 39 anos), é um atleta a ser batido, já que acumula títulos como o heptacampeonato do Iron Biker Brasil, prova internacional que acontece nas regiões de Ouro Preto e Mariana, reunindo cerca de 1500 ciclistas de vários países.

Além do Iron Biker, Brou é pentacampeão do Big Biker Pro; campeão do 12 Horas de MTB, em 2014, São Paulo; tricampeão do 6 Horas MTB (2011, 2013 e 2015 – São Paulo) e campeão da Taça Brasil de XCO, em 2015. Brou também é brutal em corridas de aventura que reúnem três modalidades – ciclismo, corrida a pé e remo, sendo o atual campeão brasileiro da modalidade, conquistado no Rio de Janeiro, no ano passado, além de campeão na mesma modalidade do XK Traverse, na cidade de Tucuman, na Argentina, em 2014.
O mineiro aceitou o convite do diretor da Equipe Evo Pro Team, Bruno Viana, que é revendedor da marca Cannondale em Teresina.
A competição nordestina já é relativamente familiar a Brou Bruto: em 2011 estava inscrito, mas ainda no avião contraiu uma infecção intestinal e teve que voltar para casa. Já em 2013, participou, competiu bem nas três primeiras etapas e não foi bem na última: “Em 2013 não fui bem, havia atletas mais preparados que eu. Nesse ano estou mais focado e mais treinado. A Equipe Evo será fundamental para mim, porque temos as mesmas vontades e boa estrutura. Na minha categoria competirei com atletas muito fortes, não tem facilidade. A prova irá passar na região de Picos, que tem muitas trilhas e serras, que é o que eu mais gosto, pois meu perfil é prova longa com muita trilha. O calor também me favorece mais que o frio. Espero uma receptividade muito grande aí, porque o pessoal do Ceará e do Piauí compartilha das mesmas ideias que eu e a motivação será recíproca, pois acredito que motivação seja o mais importante para encarar cada dia. Espero fazer uma prova divertida, sei que será sofrido, bruto demais”, disse.

Assim como Brou, outros atletas da equipe estão focados e de olho no pódio do rally, como o tricampeão piauiense de mountain bike e atual campeão piauiense de ciclismo de estrada, Nilo Veloso Neto. Nilo conquistou o campeonato piauiense consecutivamente em 2013 (Sub-30), 2014 e em 2015 na sua atual categoria, a Master A-1.
Nilo também terminou a última temporada como 5º colocado no ranking nacional de mountain bike XCM (maratona) e foi o 7º colocado no Campeonato Brasileiro de MTB Maratona, realizado em Picos, no ano passado.
“Será minha quinta participação no Cerapió, no qual meu melhor resultado foi no ano passado, com o vice-campeonato. Este ano, quero ser campeão. Tenho intensificado os treinos e acredito que o percurso está bem elaborado, com dificuldade maior na primeira etapa, no Ceará, devido à altimetria, pois não temos aqui esse tipo de terreno para treino”, disse.
Na categoria Elite, o Cerapió terá a presença do atual campeão piauiense de MTB, Marcelo Trindade (Evo Pro Team) e que vai buscar bons resultados, aproveitando a boa fase física e técnica.
A pentacampeã piauiense de mountain bike, Carmem Castro, que mora em Parnaíba, no litoral do Piauí, também é nome forte na equipe, mas deve participar apenas das etapas finais do rally, que terá pontuação válida pelo Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Carmem foi vice-campeã do Piocerá 2015, categoria Elite, que teve como campeã a cearense Joana Nóbrega, e 3º lugar no Piocerá 2013. A outra atleta Evo confirmada é Karine Frota, há pouco mais de um ano praticando o MTB.
A equipe Evo vai mesmo em busca de vitórias, afinal Matheus Sousa, que mora na cidade de Altos, próximo a Teresina, é um dos destaques estaduais. Com apenas 16 anos, ele é três vezes campeão piauiense de MTB, campeão Norte-Nordeste de MTB, 2º colocado na prova 100 KM de Brasília, no ano passado, campeão Norte-Nordeste de Ciclismo (speed), todos na categoria juvenil. No Rally Piocerá 2015 conquistou o título de campeão já na categoria júnior. “Agora entro de vez para a categoria júnior e espero um grau bem elevado de dificuldade na prova, que é desgastante e vai exigir de todos os atletas um preparo físico excelente para concluir bem os quatro dias”, considera. Compõem ainda a equipe os atletas piauienses Márcio Pessoa, categoria Master A-1, e Alberto Luiz Chaves, da Master B-1.
O Rally Cerapió terá as duas etapas finais, em solo piauiense, valendo pela abertura do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento oficial da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. No dia 29 de janeiro, sendo o trecho Picos a Ipiranga, com 65 km de percurso, e no dia 30, um circuito de 75 km com largada e chegada no Parque Potycabana, em Teresina. O presidente da FCP, George Rodrigues, informa que as duas etapas valerão como uma para efeito do ranking estadual. As inscrições continuam abertas no site www.cerapio.com.br
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta