22 de maio de 2024

Novo sistema de transmissão permite a troca de marchas sem pedalar

Easy Shift utiliza o cassete travado ao cubo da roda traseira e o mecanismo de roda livre instalado no pedivela

A marca francesa HxR Components, especializada em componentes para bicicletas, anunciou o lançamento de um novo kit de transmissão que permite o acionamento do câmbio sem a necessidade de pedalar.

O conceito, já utilizado há alguns anos atrás no circuito mundial de Downhill na bicicleta Honda pilotada pelo campeão mundial Greg Minnaar, promete facilitar a vida dos praticantes de Enduro e DH, já que permite a troca de marcha durante a tomada de curva e acelerar ao final desta já na relação de transmissão apropriada.

O novo kit Easy Shift consiste em um cubo no qual o cassete fica permanentemente fixo, sem a tradicional roda livre. Com isso, o cassete, coroas e a corrente continuam girando junto com a roda da bicicleta, mesmo quando o ciclista não está pedalando. Para evitar que o pedivela também fique girando indefinidamente, um novo mecanismo de roda livre fica instalado no movimento central.

Compatível com grupos de transmissão Shimano (10 velocidades) e SRAM (11 velocidades), o Easy Shift utiliza o padrão de movimento central BSA e BB 30 e pesa cerca de 770 gramas.

Easy Shift

O kit é comercializado em versões com uma (30 ou 32 dentes) ou duas coroas, a preços que variam entre 449 a 995 euros. Até o presente momento, não há previsão de comercialização no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização