24 de abril de 2024
Foto: Everson Bressan / SMCS / Fotos Públicas

ONGs criam campanha buscando integrar a bicicleta aos planos de mobilidade

A maior parte das cidades brasileiras ainda carece de infraestrutura e planejamento cicloviário adequados. Tendo em vista essa necessidade, foi lançada a campanha Incluindo a Bicicleta nos Planos, criada para orientar gestões municipais, cidadãos e organizações a integrar o planejamento de infraestrutura cicloviária nos planos de mobilidade urbana das cidades. A iniciativa da campanha é das ONGs União de Ciclistas do Brasil, Bike AnjoTransporte Ativo.

Bicicleta nos Planos

A ideia é que o projeto contribua não só para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, mas também para fortalecer a democracia e a participação popular, na medida em que instrumentaliza a população para se envolver no processo de planejamento urbano.

Entre as cidades brasileiras, 10 já aderiram à campanha:

Com o intuito de auxiliar as cidades e organizações da sociedade civil que tenham interesse em integrar a bicicleta nos planos de mobilidade, a campanha Bicicleta nos Planos disponibilizará materiais de apoio com referências técnicas sobre o modal de transporte e à construção de planos de mobilidade urbana.

Entre as publicações, destaca-se a cartilha Sete Passos – Como construir um Plano de Mobilidade Urbana, guia desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que apresenta a metodologia de elaboração, implementação e gerenciamento de planos de mobilidade.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização