28 de maio de 2024
Marcelo Trindade, líder da categoria Elite e 3º na prova - Foto: Divulgação / FPC

Campeonato Piauiense de MTB: atletas se superam no Circuito Bike Explorer

A 14ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento oficial da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP aconteceu neste domingo (01) no Sítio Mangaratiba, próximo à BR 343, em Teresina. A prova reuniu atletas em todas as categorias que pontuam no campeonato e ainda as categorias Turismo e Peso Pesado, essa uma inovação do organizador do Circuito Bike Explorer, empresário e ciclista Fábio Gayoso.

Francisco de Assis, da categoria peso pesado - Foto: Divulgação / FCP
Francisco de Assis, da categoria peso pesado – Foto: Divulgação / FCP

Cerca de 80 atletas participaram e muitos não puderam participar, por participarem de outras competições, como os 100 Km de Ciclismo de Brasília, no Distrito Federal, que contou com atletas das categorias Júnior e Juvenil. O Circuito Bike Explorer teve uma trilha de percurso não muito longo, com 4,1 Km, mas bastante técnica e travada, com alguns trechos de areia e uma subida longa, que deixou muitos participantes suando, embora o clima só começou a ficar mais forte, depois das 11 horas da manhã, quando a prova já estava terminado.

Karine Frota - Foto: Divulgação / FPC
Karine Frota – Foto: Divulgação / FPC

O circuito foi dividido em duas baterias; a primeira teve largada às 7 horas da manhã para as categorias do Feminino, Over-50, Master B-1 e B-2, Turismo e Peso Pesado. Às 9 horas, com o término da primeira baterias, na qual os atletas fizeram entre três e seis voltas no percurso, largaram as categorias consideradas mais rápidas e fortes, entre elas a Elite masculino, Júnior, Sub-23, Sub-30, Master A-1 e A-2. As categorias mais fortes, como Elite, Sub-23 e Sub-30 fecharam a prova em torno de uma hora de pedaladas, perfazendo oito voltas no circuito.

Pódio Elite Feminino com o campeão Francisco Edio - Foto: Divulgação / FCP
Pódio Elite Feminino com o campeão Francisco Edio – Foto: Divulgação / FCP

Na categoria Elite Masculina, a briga entre as primeiras colocações foi travada entre o vencedor da prova Francisco Edio, Pedro Igor, que chegou em segundo e o terceiro colocado Antonio Marcelo Trindade, este que lidera o campeonato com folga. Francisco Edio (Equipe Giro Alto) mora no município de Demerval Lobão, a 30 Km de Teresina, e competiu com uma bicicleta emprestada, de alto nível. “Acho que a minha vitória se deve à maratona de provas que venho realizando, aos treinos puxados e por usar um bom equipamento”, disse o estudante da UFPI de medicina veterinária, de 24 anos, que trabalha como técnico agrícola e ainda não pode comprar uma bike de alto nível para disputar as provas.

Pódio Elite Feminino com a campeã Karine Frota - Foto: Divulgação / FCP
Pódio Elite Feminino com a campeã Karine Frota – Foto: Divulgação / FCP

Na Elite Feminina, a atleta Karine Frota, de Teresina, 30 anos, vem mostrando que tem potencial, afinal com apenas um ano no mountain bike, ela vem obtendo um crescimento surpreendente, como a vitória de hoje, à frente de atletas mais experientes, como Lidiana Alves.  Karine, da Equipe Evo Pro Team, se destacou das adversárias e comemorou muito junto aos demais atletas de sua equipe. “Devo à minha vitória à minha garra e amor ao esporte e também às minhas treinadores, entre elas a Viviane Lourenço, de São Paulo (Alta Performance Assessoria Esportiva)”, disse a atleta.

Luana Porto - Foto: Divulgação / FPC
Luana Porto – Foto: Divulgação / FPC

A próxima etapa do campeonato será no próximo dia 08 de novembro, também no estilo XCO, com a Copa Nordeste de MTB, no Sítio Boi Não Berra, a cerca de 17 km de Teresina, na estrada de União. A prova acumula pontos preciosos para o Campeonato Piauiense, tendo a maior pontuação das provas da temporada e ainda definirá os campeões nordestinos da modalidade. Espera-se a presença de pelo menos cinco estados da região, em torno de 200 competidores.

Resultados

Circuito Bike explorer – 14ª Etapa do Campeonato Piauiense de MTB 2015

Elite Masculino

  1. Francisco Edio
  2. Pedro Igor
  3. Antonio Marcelo Trindade
  4. Joceano Lustosa
  5. Deybth de Oliveira

Elite Feminino

  1. Karine Frota
  2. Vitória Simara
  3. Lidiana Alves
  4. Daliana Sousa

Master Feminino

  1. Ananda de Oliveira
  2. Luana Porto

Master A1

  1. Rogério Ferreira
  2. Vinicius Salomão
  3. Luís Marcelo
  4. Nilo Weber Veloso Neto
  5. Marcílio Thiago

Master A2

  1. Lindomar Ferreira
  2. José Carlos
  3. Delano Rocha Rodrigues
  4. Marcos Vinícius
  5. Raimundo Nonato

Master B1

  1. Ernane de Castro
  2. Fábio Nogueira
  3. Rômulo Vitorino
  4. Marcelo Siqueira
  5. Francisco Durval

Master B2

  1. José Ribamar
  2. Rogério Alves
  3. Raimundo Pessoa
  4. Sérgio Marques

Junior

  1. Hudson Cristian
  2. Daniel Cavalcante
  3. Manoel Fortuna
  4. Henrique Sousa Vieira

Sub23

  1. Erick dos Santos
  2. Cronwell Andrade

Sub30

  1. Almir Francisco
  2. Fabrício de Abreu
  3. Francisco Guilherme
  4. Francisco Alberto
  5. Jonas de Sousa

Over50

  1. Aldo Ferro
  2. Joselito Gomes
  3. Ancélio da Penha
  4. Senhor Oliveira
  5. Edvaldo Santos
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização