23 de maio de 2024
Mais de cem crianças, com idade entre 6 e 10 anos, participam do projeto Bicicleta no seu Bairro - Foto: Valdecir Galor / SMCS

Prefeitura de Curitiba dá aulas de manutenção de bicicletas e segurança para crianças

Projeto Bicicleta no Seu Bairro dá dicas de segurança, oficina mecânica e orientações de como os ciclistas-mirins devem se portar nas ruas e ciclovias

Mais de cem crianças, com idade entre 6 e 10 anos, participaram esta semana de atividades do projeto Bicicleta no Seu Bairro, realizado pela Prefeitura de Curitiba, onde tiveram a oportunidade de aprender noções sobre segurança e manutenção básica de bicicletas, além de receberem orientações sobre como os ciclistas devem se portar nas vias urbanas.

Embora o projeto seja aberto a toda a população, o público-alvo, segundo o coordenador de mobilidade urbana da Setran, Gustavo Garrett, são as crianças. “As crianças são multiplicadoras de informação e estamos constituindo essa nova cultura do uso da bicicleta entre os pequenos”, disse.

Foto: Valdecir Galor / SMCS
Foto: Valdecir Galor / SMCS

As atividades do projeto incluem palestras, aulas de mecânica básica, uso de equipamentos de segurança como o capacete e projeções de filmes educativos, além de orientações sobre como os ciclistas devem se portar nas vias urbanas, não pedalando nas calçadas ou vias exclusivas para ônibus.

Foto: Valdecir Galor / SMCS
Foto: Valdecir Galor / SMCS

O projeto Bicicleta no Seu Bairro é uma realização da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito, em parceria com as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude, de Educação e administrações regionais.

“Este é um projeto permanente da Prefeitura. Uma vez por mês estaremos nas regionais para fazer capacitação de bons ciclistas na cidade. Isso proporciona cultura de segurança e de boas práticas de ciclistas em Curitiba. Queremos um trânsito mais seguro”, afirmou Garrett.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização