12 de abril de 2024

Atletas da Merida desembarcam no Brasil para o evento-teste da Rio 2016

José Hermida, Gunn-Rita Dahle, Rudi van Houts e Ondřej Cink representarão seus respectivos países no Aquece Rio, onde irão brigar pelo título da competição que será realizada neste domingo

Quatro atletas de uma das equipes mais vitoriosas do MTB, a Multivan Merida, desembarcaram no Rio de Janeiro, onde neste domingo (11) será realizado o Aquece Rio da modalidade, evento-teste que serve como preparação para os Jogos Rio 2016.

Representando seus respectivos países, o espanhol José Hermida, a norueguesa Gunn-Rita Dahle, o holandês Rudi van Houts e o checo Ondřej Cink estão entre os 130 atletas de 30 países que participarão da prova.

José Hermida - Foto: Divulgação / Multivan Merida
José Hermida – Foto: Divulgação / Multivan Merida

Com vasta experiência em circuitos olímpicos, José Hermida desembarcou no Rio na quarta-feira a noite (7) e no dia seguinte já esticava suas pernas pela orla de Copacabana, pedalando sua companheira inseparável, a full suspension Merida Ninety-Six Team. Esbanjando simpatia, o medalhista olímpico ambientou-se rapidamente na praia mais famosa do mundo, onde parou em um quiosque para para tomar água de coco em companhia de seus companheiros da Seleção Espanhola.

Gunn-Rita Dahle - Foto: Divulgação / Multivan Merida
Gunn-Rita Dahle – Foto: Divulgação / Multivan Merida

Um dos maiores nomes da história do MTB, a hexacampeã mundial de XC Gunn-Rita Dahle tirou o dia de ontem (8) para visitar o circuito onde será realizada a prova, acompanhada pelos demais membros da Seleção Norueguesa. A atleta, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 não poupou elogios ao percurso:

“O percurso é espetacular! Trata-se de um circuito rápido, com muitas seções feitas a mão, drops, gap-jumpsrock gardens e uma longa subida, alternados por trechos de terra batida tão velozes como no asfalto”, disse Gunn-Rita em seu perfil no Facebook.

Gunn-Rita Dahle aprovou o percurso - Foto: Reprodução / Facebook
Gunn-Rita Dahle aprovou o percurso – Foto: Reprodução / Facebook

Conhecida como ‘Mountain Bike Queen’, a multicampeã norueguesa tem em sua bagagem um total de 18 medalhas de ouro, entre olímpicas, mundiais e europeias. Gunn-Rita já conquistou a Copa do Mundo por quatro vezes seguidas e possui um impressionante recorde de 28 vitórias na competição. Medalha de ouro em Atenas (2004), foi nomeada para o prêmio Laureus em 2005 e condecorada melhor atleta norueguesa em 2007.

Para encarar o novo desafio, Gunn-Rita contará com uma Merida Ninety-Six Team customizada com as cores oficiais da UCI de Campeã Mundial.

Ondřej Cink - Foto: Divulgação / Multivan Merida
Ondřej Cink – Foto: Divulgação / Multivan Merida

Mal desembarcou no Brasil e o campeão Mundial Sub-23 Ondřej Cink já mostrou-se totalmente integrado à Cidade Maravilhosa, a ponto de encarar o pesado trânsito do Rio na companhia de seu companheiro de equipe, o Campeão Mundial de MTB Marathon Jaroslav Kulhavy e dos demais representantes da República Checa. A tarde, eles fizeram o reconhecimento do percurso.

Ondřej Cink confere o rock garden do circuito - Foto: Reprodução / Facebook
Ondřej Cink confere o rock garden do circuito – Foto: Reprodução / Facebook

Cink destaca que sua participação no Aquece Rio é principalmente ganhar a experiência, já que este é o seu segundo ano competindo na categoria Elite.

Rudi van Houts - Foto: Divulgação / Multivan Merida
Rudi van Houts – Foto: Divulgação / Multivan Merida

O holandês Rudi van Houts e os demais membros da Seleção Holandesa participaram de uma pedalada promovida pelo site Pedal.Com.Br para conhecer o Rio de Janeiro sob o ponto de vista de quem pedala.

Rudi van Houts - Foto: Pedro Cury / Pedal.Com.Br
Rudi van Houts – Foto: Pedro Cury / Pedal.Com.Br

Sobre a equipe Multivan Merida -Formada em 2004, a equipe de MTB Multivan Merida acumula em seu currículo mais de 30 vitórias em Copas do Mundo, além de medalhas olímpicas de ouro e prata. Sua impressionante lista de sucesso inclui 10 Campeonatos Mundiais e 11 Campeonatos Europeus.

Sobre a Merida – Há 27 anos no mercado, a Merida é um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo.

Fundada originalmente por Ike Tseng em 1972, a primeira fábrica da Merida Industry Co. Ltd. foi inaugurada em Yuanlin (Taiwan). Tseng, cujo lema pessoal era “mover-se com paixão e coragem” escolheu o nome Merida intencionalmente. A tradução aproximada das três sílabas ‘Me-Ri-Da’ significa que o objetivo da empresa é fabricar apenas produtos que sejam belos e de alta qualidade para que qualquer pessoa possa chegar a seu destino da forma mais agradável possível.

Em 1988, Ike Tseng deu o segundo grande passo ao lançar a marca independente Merida. De acordo com a filosofia da empresa, os quadros da gama completa de bicicletas sofisticadas e reconhecidas internacionalmente devem ser dignos das três sílabas ‘Me-Ri-Da’.

Os quadros de carbono da marca são construídos com a tecnologia Nano-Matrix Carbon, que utiliza resinas epóxis enriquecidas com nanopartículas especiais que aumentam sua resistência em até 40% sem aumento do peso final.

No Brasil, a marca Merida é distribuída com exclusividade pela Bronet do Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização