25 de abril de 2024
Foto: J.P.Engelbrecht / PCRJ / Divulgação

Atletas consideram pista de BMX perigosa e evento-teste da Rio 2016 é cancelado

Configuração do traçado da pista, homologada pela UCI, deverá ser alterada após críticas dos ciclistas, que se recusaram a treinar nesta sexta-feira e ameaçam não competir

O que seria uma grande oportunidade para os pilotos da elite mundial testarem a nova pista de BMX construída no Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos Olímpicos Rio-2016 acabou por se tornar uma dor de cabeça para seus organizadores.

Diversos atletas criticaram o traçado da pista, que a consideraram perigosa, pois as elevações nas retas da pista foram construídas de uma forma que aumenta o risco de queda, já que não teriam as condições adequadas de inclinação.

Como consequência, uma reunião com os organizadores na tarde de ontem (02) definiu o cancelamento das competições de hoje. O circuito irá passar por modificações para melhorar a segurança dos atletas, e o evento deve ser realizado apenas no domingo.

Segundo os atletas, o principal risco está nos bumps (ondulações) nas retas, que deveriam projetar a bicicleta para o alto e para frente. Nas condições em que estão atualmente, dizem, lançam a bicicleta apenas para cima, o que aumenta o risco de acidentes.

O traçado da pista, homologada pela União Ciclística Internacional (UCI), leva a assinatura de Tom Ritzenthaler, da empresa Elite Tracks, maior especialista do mundo em pistas de BMX e que desenhou também as pistas dos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012. De acordo com a organização da Rio-2016, alterações no traçado durante a realização dos eventos-teste são comuns.

O Desafio Internacional de BMX, marcado inicialmente para este sábado e domingo, conta com a participação de 96 atletas de 30 países, incluindo os principais nomes da modalidade em todo o mundo.

O circuito montado do Centro Olímpico de BMX apresenta percursos de até 400 metros de extensão, com vários obstáculos, ocupando área total de cerca de 4 mil metros quadrados.

Este é o 12º evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e o primeiro no Parque Radical de Deodoro. Ainda no mês de outubro, o local receberá o evento-teste de Mountain Bike.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização