4 de dezembro de 2024

Prefeitura de São Paulo cria jogo para celular para incentivar a utilização das ciclovias

Desenvolvido no laboratório de inovação da Prefeitura, o aplicativo é integrado ao Sistema de Mapas Culturais e permite que o usuário conheça os museus, bibliotecas e demais pontos de interesse que estão ao seu redor enquanto joga

A Prefeitura de São Paulo chega no mundo dos games com o LabNaVia, um jogo para smartphones que incentiva a utilização da ciclovia, uma vida saudável e a educação no trânsito.

“Quando decidimos fazer o jogo, pensamos logo que não poderia ser apenas mais um game. Ele tinha que ter um objetivo público, portanto optamos por estimular a qualidade de vida, uso alternativo de mobilidade, educação no trânsito e, principalmente, fazer as pessoas conhecerem os espaços culturais da cidade mais próximos da região onde elas estão”, explicou Alexandre Calil, coordenador do laboratório de inovação tecnológica (LabProdam).

“Criar um espaço para desenvolver tecnologia cidadã com foco na melhoria da qualidade de vida e no aumento da agilidade do serviço público tem sido um esforço da São Paulo Aberta desde 2013. Usar plataforma livre para esse game foi uma escolha política da gestão Haddad”, afirmou o coordenador da São Paulo Aberta Gustavo Vidigal.

O LabNaVia já está disponível no Google Play:

google-play

Como funciona

O jogo desenvolvido no LabProdam tem o objetivo de estimular o uso da ciclovia, incentivar uma vida saudável e a educação no trânsito. Ele foi desenvolvido no sistema operacional Linux em linguagem C++, com uso da biblioteca OpenCV e disponibilizado como software livre no GitHub do LabProdam.

O LabnaVia é integrado ao Sistema de Mapas Culturais da SPCultura. Isso possibilita que o usuário, à medida que utilize o game, seja informado em tempo real sobre os equipamentos culturais ao redor (horário de funcionamento, telefone e outras informações) em um raio de 1,5km,com os dados do GPS do próprio celular.

Cultura

Fonte: Prefeitura de São Paulo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização