4 de maio de 2024

Conheça a Blue Cycle, a nova distribuidora exclusiva da Shimano no Brasil

Nova marca, fruto de uma joint venture formada pela Shimano, Isapa e LM Bike centralizará a distribuição de produtos Shimano, Pearl Izumi, PRO e Bikefitting.com no país a partir de janeiro de 2016

ABlue Cycle Distribuidora S/A (BCD) é uma empresa do segmento de comércio atacadista de componentes e acessórios para bicicleta. Joint venture formada por Shimano, e os acionistas da Isapa e LM Bike (dois dos maiores distribuidores da marca), será a distribuidora exclusiva no Brasil dos produtos Shimano, Pearl Izumi, PRO e Bikefitting.com a partir de janeiro de 2016.

A nova empresa tem como objetivo aprimorar os canais de distribuição das marcas representadas promovendo a melhoria constante no atendimento aos lojistas e, por consequência, aos consumidores finais.

Juliano Xavier (diretor de operações) e Roberto Boldrin (gerente comercial) - Foto: Divulgação
Juliano Xavier (diretor de operações) e Roberto Boldrin (gerente comercial) – Foto: Divulgação

Com escritório em São Paulo e centro de distribuição localizado estrategicamente próximo ao porto da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, a Blue Cycle terá um grupo de profissionais capacitados para atender de maneira eficiente as demandas de lojistas de todo o território nacional.

Tire suas dúvidas:

Por que apenas um distribuidor no Brasil? De que forma esse modelo vai favorecer o mercado?
Com um canal de distribuição único, conseguiremos fazer um trabalho diferenciado com uma equipe de vendas exclusiva para as marcas distribuídas por nós. Serão vendedores técnicos capazes de oferecer treinamento aos profissionais do mercado. Nossa equipe de vendas estará treinada para auxiliar o lojista na parte de visual merchandising para que o ponto de venda tenha um melhor aproveitamento de espaço e de exposição de Shimano, agregando valor à loja.

Com apenas um distribuidor trabalhando a linha completa de produtos, o processo de compra e reposição fica mais simplificado para o lojista, seja por meio de atendimento da nossa central telefônica especializada ou visita de vendedor externo. O lojista não precisará ligar para diversos distribuidores, será apenas um. Além disso, com apenas um estoque seremos capazes de melhorar a disponibilidade de produtos no mercado.

A distribuidora terá vendas por telefone?
Sim, teremos vendedores internos treinados para atender o Brasil todo.

Vocês terão vendas pela internet (site B2B)?
Sim, apenas para lojas. Estimamos que este serviço já esteja em operação no início de 2017.

Vocês vão oferecer garantia? Como será esse processo?
Sim, o processo de garantia continuará o mesmo já aplicado: a loja entra em contato com o vendedor (Blue Cycle), preenche a ficha de solicitação de garantia e, após análise técnica da Shimano, o problema é resolvido.

Como vocês farão trocas de produtos, não apenas para casos de garantia mas também em outras situações?
Isso depende do caso. A operação da Blue Cycle foi criada para melhorar o serviço prestado pela marca no Brasil e uma coisa é certa: não queremos deixar nenhum cliente insatisfeito com nenhuma de nossas marcas. Não mediremos esforços para fazer esse bom atendimento ao mercado como um todo.

A Blue Cycle venderá direto para o consumidor (on line ou outra forma)?
Não, faremos vendas única e exclusivamente para lojistas e montadores.

A Blue Cycle vai realizar treinamentos técnicos e de vendas?
Sim, nossos vendedores serão capacitados para oferecerem treinamento em lojas além de dar suporte de vendas aos lojistas.

Vocês vão vender mais barato que os outros distribuidores atuais? Como será a política de preços?
Com relação a uma comparação entre preços, podemos afirmar que seremos um distribuidor como os outros, com a diferença de trabalharmos apenas com nossos produtos e marcas, com mais foco e melhor preparação. Sabemos também que no atual momento da nossa economia é difícil fazer qualquer previsão acerca de preços. Esperamos ter preços muito bem alinhados com o mercado e que possam trazer também rentabilidade para nossos clientes.

Os lojistas poderão fazer compras a prazo?
Sim! Obviamente o cliente passará por uma análise de crédito e terá seu cadastro atualizado.

A Blue Cycle terá algum tipo de descontos?
Teremos descontos comerciais como qualquer empresa de vendas e distribuição, com base em diferentes métricas.

Vocês terão interesse em fazer promoções de produtos que estão em estoque?
Sim, isso será parte natural de nossa estratégia comercial.

A Blue Cycle vai oferecer material de merchandising e ponto de venda? Se sim, como vocês farão a distribuição e oferta desses materiais ao varejo? Haverá algum tipo de vínculo com venda?
Sim, teremos oferta de material de merchandising e nossos vendedores serão responsáveis por esse trabalho frente às lojas do Brasil. Teremos algumas soluções como combos de produtos que darão direito a materiais de merchandising, displays, etc. Claro, teremos mais detalhes após início das nossas atividades em janeiro do próximo ano. Trabalharemos em parceria com a Shimano Latin America para oferecer tal apoio de vendas

A Blue Cycle vai patrocinar atletas ou eventos? Vocês venderão com desconto a atletas ou equipes profissionais?
Sim, isto será feito em conjunto com a Shimano Latin América. Obviamente será feita uma análise de viabilidade para cada caso em questão.

Tenho que me cadastrar para fazer compras?
Caso o cliente ainda não seja um cliente ativo na ISAPA e/ou LM Bike, sim, terá que fazer um cadastro. Se já for cliente, o processo será bem mais simples.

Vão restringir as vendas: apenas empresas com CNPJ ativo, sem problemas no SERASA, etc. poderão comprar ou vocês vão procurar atender todo mundo?
Atenderemos apenas lojas do segmento de bicicletas e com CNPJ ativo e com cadastro de crédito aprovado. Certamente queremos atender todas a lojas que trabalham de forma correta e que promovem o uso da bicicleta.

Sou uma pequena bicicletaria, afastada do centro, com pouco dinheiro para investir. Pergunta: seus representantes irão me visitar, poderei fazer pedidos ou por ser pequeno não me darão atenção?
Teremos diversos vendedores pelo Brasil para visitarem praticamente todas as principais cidades do País. Cidades menores podem ser visitadas mais esporadicamente, entretanto, teremos uma equipe interna para dar todo o suporte de vendas por telefone para que lojas menores ou mais distantes possam trabalhar com uma vasta gama de produtos da Shimano e fazer bons negócios.

Outra dúvida: o representante terá informações técnicas? Às vezes, tenho mais conhecimento do que o representante que me atende.
Sim, eles serão altamente treinados por técnicos da Shimano. Os treinamentos serão constantes para que fiquem sempre bem atualizados. É natural que exista um prazo para essa capacitação, mas um dos objetivos principais da BCD é fazer uma venda bem consultiva.

Haverá pedido mínimo?
Para vendas de “Y Parts” (peças de reposição) não teremos pedido mínimo, porém condições comerciais variáveis. Para vendas de componentes teremos um pedido mínimo bastante reduzido. Para obter frete CIF, o valor pode variar conforme entrega selecionada. Estamos estudando trabalhar com vários níveis de entrega: normal, expressa e correios.

Vocês vão vender todos os produtos da Shimano? E com relação as outras marcas da Shimano (PRO, Pearl Izumi, Bikefitting.com)?
Sim, nosso projeto contempla todas as marcas parceiras Shimano. Ter tudo de Shimano é um desafio, pois a gama de produtos é enorme; mas trabalharemos para isso e caso o lojista precise de um produto especifico que não tenha encontrado, estaremos aqui para ouvir e buscar soluções.

Vocês venderão as roupas de ciclismo Shimano?
Sim e teremos também as linhas de óculos, mochilas, sapatilhas etc..

Vocês terão peças de reposição?
Sim, hoje já temos mais de 2500 itens diferentes em estoque da LM Bike e trabalharemos muito para melhorar a cada dia.

Como será a distribuição pelo Brasil: vocês possuem centros de distribuição? A distância irá influenciar no custo final do produto?
Nosso centro de distribuição será estrategicamente em Itajaí, Santa Catarina, muito próximo do porto, favorecendo recebimento e distribuição para o Brasil todo. O custo de envio será acordado a cada pedido negociado, dependendo da forma como o cliente deseja que seja feito o envio. Não deverá ser muito diferente do que já é praticado por outros distribuidores de peças de bicicleta no Brasil. Queremos é melhorar esse processo com mais tipos de frete: expresso, correios, etc.

Onde será a base da BCD?
Nosso escritório central será na Rua da Consolação, em São Paulo, área de fácil acesso, com showroom especial para atender clientes, receber pedidos, apresentar lançamentos, realizar treinamentos etc.

A Blue Cycle vai tentar resolver o problema de disponibilidade de produtos? E aquele velho problema de não ter “1 STI direito” ou “1 manopla de freio esquerdo”, etc…?
Certamente! Um dos principais objetivos desse projeto é garantir uma melhor disponibilidade de produtos no Brasil. Fazer a gestão de diversos estoques não é simples; com um estoque único, isso se torna mais fácil e o cliente consegue encontrar tudo que precisa em um só lugar.

Vocês estarão na Cycle Fair?
Sim, estaremos no estande da Shimano e também apresentaremos palestras sobre a Blue Cycle, em todos os dias da feira.

A Blue Cycle quer ouvir você, se tiver alguma dúvida ou sugestão, mande e-mail para: Contato@bluecycle.com.br

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