24 de abril de 2024
Rubens Valeriano - Foto: Fabio Piva / Specialized

Rubens Valeriano e Érick Bruske representam o Brasil na 1ª edição da Copa América de MTB

Enquanto a dupla estará em ação na Copa América de Mountain Bike, outros cinco atletas representam a marca em provas de MTB em São Paulo e Minas Gerais

Os ciclistas Rubinho Valeriano e Érick Bruske, ambos da equipe AOO Specialized, já estão na Argentina para a primeira edição da Copa América de Mountain Bike, em Catamarca, município a 1.136 km da capital Buenos Aires. Enquanto o mineiro Rubinho encara os melhores argentinos na elite para tentar vencer e somar os 60 pontos nos rankings da UCI (União Ciclística Internacional), de olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o catarinense Érick, da júnior, inicia uma sequência de provas nos próximos três finais de semana.

Atual número 2 do Brasil no ranking mundial, com 451 pontos na 60ª colocação, Rubinho busca até o fim do ciclo olímpico, encerrado em maio de 2016, somar o máximo de pontos para ajudar o País a conseguir uma segunda vaga no Rio de Janeiro. Fato que o deixaria mais próximo do sua terceira Olimpíada, após representar o País em Pequim 2008 e Londres 2012.

“Os treinos nas últimas semanas foram feitos visando este desafio na Argentina. Por isso, junto com meu treinador Cadu Polazzo, decidimos não disputar outras provas em setembro e chegar descansado em Catamarca”, conta Rubinho. “Nunca corri no local. Espero que seja um percurso bem técnico, o que me favoreceria. Vou para brigar com os favoritos pelo título. O argentino Catriel Soto irá forte, até porque foi top 20 no Mundial em Andorra. Não sei se teremos atletas de outros países, mas por valer muitos pontos nos rankings UCI deveremos ter um alto nível”, completa Rubinho.

Érick Bruske no Shimano Fest - Foto: Divulgação
Érick Bruske no Shimano Fest – Foto: Divulgação

Érick Bruske chega à Argentina com bom ritmo de prova e confiante para as três competições na sequência. Após a Copa América, o catarinense encara a Copa Balcarce, também no país vizinho, para depois disputar a Taça Brasil, em Rio das Ostras (RJ), no início de outubro. “Venho me preparando há um bom tempo para estas competições e me sinto pronto para obter ótimos resultados. O Shimano Fest, no último fim de semana, foi o ideal para testar as pernas pedalando com os melhores da elite do Brasil”, avalia Bruske.

Iron Biker – Os mountain bikers Lucas Sírio (AOO Specialized), Loris Verona Jr (Embaixador Specialized), Orlando Alves e Viviane Favery, ambos Specialized Factory Racing Team, estarão em Mariana (MG) no fim de semana, onde representarão a marca no Iron Biker 2015. Enquanto Orlando e Vivi terão três dias de provas na super elite, com prólogo na noite de sexta (19), 102 km no sábado (20) e 58,2 km no domingo (21), Lucas, na juvenil, e Loris, na sub-30, competem nos dois últimos dias, com 63,9 km e 45 km para Lucas, e as mesmas distâncias das elites para Loris.

Viviane Favery - Foto: Divulgação / CBC
Viviane Favery – Foto: Divulgação / CBC

“A sexta-feira está reservada para um short track (pista curta) no centro histórico de Mariana e vale pontos importantes para a soma geral. O sábado além de ser o dia mais longo, conta com trilhas desafiadoras e muito técnicas. Espero melhorar a performance em relação a 2014, quando fui quinto no geral. Essa experiência anterior pode fazer a diferença”, explica Orlando. “Fiz a prova em 2013, terminei em quinto na elite e desde então queria voltar. Adorei o percurso, cheio de trilhas e a região é maravilhosa. A prova reúne os melhores atletas do Brasil e também alguns de fora”, relata Vivi.

“Corri o Iron Biker nos dois últimos anos e consegui vencer em ambas as oportunidades. É uma prova longa e dura, com muitas subidas e trilhas. Espero repetir os bons resultados anteriores, conta Lucas. “O Iron Biker será novidade pra mim, porque não conheço o local da prova. Pelas informações, sei que o terreno é misto com trechos de asfalto, estradão e pedras, o que torna essencial a boa escolha dos pneus e set up do equipamento. O clima esperado é calor e possivelmente seco, o que sempre dificulta para os ciclistas”, avalia Loris.

Paulista de Maratona MTB – Atleta júnior da Specialized Hoffmann XCO, Larissa Brasa segue com a intensidade de provas. Neste fim de semana, a paulista estará em São Pedro (SP), onde participa da 2ª etapa do Paulista de Maratona MTB (XCM). Serão 50 km para sua categoria, com largada na manhã do domingo. “Espero repetir o resultado da abertura, quando fui a campeã”, relembra.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização