Raiza, campeã de MTB Cross Country, e Vivi, de MTB Maratona, oficializam parceria com série de vídeos para divulgar a preparação para a disputa
A goiana Raiza Goulão e a paulistana Viviane Favery estarão unidas em outubro por um mesmo objetivo. As duas ciclistas de mountain bike formarão dupla na principal ultramaratona de MTB das Américas, a Brasil Ride, entre os dias 17 a 24 do mês, na Chapada Diamantina, Bahia. Enquanto Raiza (AOO Specialized) entrará na competição com a camisa de campeã brasileira de MTB Cross Country Olímpico (XCO), Vivi (Specialized Factory Racing Team) terá o prazer de competir após a conquista do título do Brasileiro de MTB Maratona (XCM).Número 19 do mundo, Raiza fará sua estreia na Brasil Ride e tem a competição como um dos principais desafios do ciclo olímpico, encerrado em maio do ano que vem. Aos campeões das elites, masculina e feminina, estarão em jogo 120 pontos no ranking que define os classificados à Rio 2016. “Fiquei tão feliz quando soube que a Vivi tinha conquistado o título brasileiro de Maratona, porque nos conhecemos há pouco tempo e já temos muita afinidade. Vai ser bem legal uma dupla de campeãs brasileiras pedalando juntas”, destaca Raiza, que é a ciclista número um do Brasil no XCO desde março do ano passado.
Já Vivi fará sua terceira Brasil Ride, com a certeza de poder ajudar sua parceira a chegar na Olimpíada do Rio de Janeiro. “Estou tendo um ano de muitas conquistas e agora se aproxima esse desafio ao lado da Raiza. Estou feliz e orgulhosa por poder fazer uma dupla de campeãs brasileiras. Vestir o uniforme da Specialized, ainda mais especial por esses títulos nossos, vai ser bem legal”, comemora Vivi, que venceu o Brasileiro de Maratona dia 30 de agosto, em Picos, no Piauí.
Raiza e Vivi tiveram um primeiro contato em Itaipava (RJ) no Campeonato Brasileiro de XCO vencido pela goiana, em julho, quando a paulistana fez sua estreia como profissional. “Foi uma amizade que a gente fez em um final de semana e desde então trocamos mensagens pelo celular. Temos em comum o fato de ambas estarem viajando bastante para correr provas difíceis no exterior. Foi uma amizade nascida de forma bem legal e inesperada”, conta Raiza. “Por ser minha última prova da temporada, vou com a cabeça de me divertir, completar a prova e também somar alguns pontinhos no ranking olímpico”, acrescenta.
“Pra mim, a Brasil Ride começou no momento em que foi decidido nossa dupla. Quando ela me contou que estava com a cabeça de ir para se divertir e vivenciar o desafio de completar a prova, com sete dias de pedal em mais de 600 km, ciente de que não era a especialidade dela, fiquei muito feliz e sei da minha capacidade de poder ajudá-la. Vamos nos conhecer muito durante a competição, descobrir os pontos fracos uma da outra e nos completar”, avalia Vivi.
Série de vídeos – A pedido da Specialized Brasil, a Bike TV preparou uma série especial de seis capítulos, divulgados semanalmente, contando um pouco do que ambas esperam encontrar na Brasil Ride 2015. Confira o primeiro dos vídeos, em que as duas apresentam-se e falam um pouco sobre a competição, com lindas imagens da Chapada Diamantina: