3 de outubro de 2024
Kacio Fonseca à direita com o bronze - Foto: CBC / Divulgação

Seleção Brasileira comemora segunda medalha no Pan-Americano de Ciclismo de Pista

Kacio Fonseca conquistou a medalha de bronze na prova de Keirin. Cipriano foi o 5º colocado. Ouro ficou com Fabian Puerta, líder do ranking mundial

A Seleção Brasileira, que está disputando o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista, em Santiago, no Chile, voltou ao pódio nesta quinta (3), para comemorar o terceiro lugar conquistado pelo ciclista Kacio Freitas na prova de Keirin. A Seleção ainda contou com Flávio Cipriano na quinta posição. O primeiro lugar ficou com o atual líder do ranking mundial, o colombiano Fabian Puerta, seguido do venezuelano Hersony Canelon.

O Brasil foi o único país participante a contar com dois atletas na grande final da prova Keirin, potencializando o trabalho que vêm sendo realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo na preparação das seleções e desenvolvimento do ciclismo em todas as suas disciplinas. “Fizemos uma ótima fase classificatória, com muita calma e inserindo os nossos dois atletas da disputa na grande final. A decisão foi muito equilibrada e disputada até o final, mas conseguimos mais uma medalha para o Brasil e estou bastante satisfeito pelo desempenho do grupo até o momento”, declarou Emerson Silva, técnico da seleção.

Na prova Keirin, os ciclistas competem em grupos de seis ou oito ciclistas em simultâneo dependendo do número de atletas inscritos. A prova começa com os ciclistas seguindo uma moto (sem poder ultrapassá-la) que inicia a uma velocidade de 30 km/h e vai aumentando gradativamente até atingir cerca de 50 km/h. Logo depois a motocicleta sai da pista (faltando cerca de 600 a 700 metros para o final) e os ciclistas estão liberados para disputar o título.

Para o ciclista Kacio Fonseca, que ainda vai competir nas provas de Velocidade Individual e 1Km Contra-Relógio, voltar ao pódio na Keirin é uma imensa satisfação, além de trazer inspiração para buscar outras medalhas. “Começamos com o pé direito conquistando o bronze na velocidade por equipes, agora alcancei mais um bronze e estou muito feliz. Esses resultados servem de motivação e nos inspiram a chegar com ainda mais gana nas próximas provas”, contou Kacio.

A equipe brasileira volta às disputas nesta sexta (4), na prova de 1Km Contra-Relógio (Kacio Fonseca) e Omnium (Gideoni Monteiro). No sábado será a vez da fase classificatória da prova de Velocidade Individual (Flávio Cipriano, Kacio Fonseca e Hugo Osteti) e definição da Omnium, enquanto no domingo acontecem às finais da Velocidade Individual para encerrar a programação.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização