25 de abril de 2024

Novo Garmin Edge 1000 Explore envia mensagem de alerta em caso de acidente

Com interface mais amigável, voltada para usuários recreacionais, novo ciclocomputador com navegação por satélite é a escolha ideal para a prática de trilhas exploratórias

Líder mundial em aparelhos de navegação por satélite, a Garmin está investindo cada vez mais no seguimento de receptores GPS voltados para a utilização no ciclismo.

O mais recente lançamento da marca norte-americana é o Edge 1000 Explore, uma variante do conhecido ciclocomputador Edge 1000, cujo principal destaque é a sua capacidade de enviar uma mensagem de alerta para um número de telefone pré-cadastrado em caso de acidente com o condutor da bicicleta.

Seguindo as especificações dos modelos mais novos da Garmin, o Edge 1000 Explore utiliza dois sistemas distintos de navegação por satélite, o conhecido GPS (Global Positioning System) e o russo GLONASS (Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema, ou Sistema de Navegação Global por Satélite em português).

Garmin Edge 1000 Explore

A utilização de dois sistemas de navegação aumenta a precisão do equipamento, mesmo em situações de baixa recepção como em desfiladeiros, florestas densas e condições atmosféricas adversas.

Voltado para atividades recreativas e exploratórias, o Edge 1000 Explore possui uma interface mais amigável a usuários inexperientes, graças em parte à simplificação de seu software, que não contém os recursos de treinamento encontrados em outros modelos como o Virtual Partner e o Strava Live Segment. Por outro lado, mantêm a compatibilidade com periféricos como o monitor de frequência cardíaca e sensores de cadência/velocidade, além do novo radar para bicicletas Garmin Varia.

Garmin Edge Explore 1000

Assim como a maioria dos modelos da Garmin da série Edge, o 1000 Explore possui a capacidade de armazenamento de mapas vetorizados, que podem ser adquiridos no site da Garmin ou gratuitamente, através dos projetos TrackSource e OpenStreet Map.

Para facilitar a armazenagem de mapas e tracklogs, o Garmin Edge 1000 Explore conta com um slot para cartão de memória do tipo MicroSD (não incluso). Em sua memória interna, o aparelho é capaz de armazenar até 200 pontos de interesse (waypoints), 100 rotas e um histórico de até 200 percursos.

O Garmin Edge 1000 Explore utiliza as interfaces de transmissão de dados ANT+ e WiFi para se comunicar com seus periféricos e com o smartphone do usuário. Através deste último, é possível a sincronização de dados com a rede social de treinamento Garmin Connect, além de receber mensagens e notificações do smartphone diretamente na tela do Edge 1000 Explore.

Garmin Edge 1000 Explore

Envio de alerta – Um recurso inédito disponível no novo modelo é o Incident Detection, que utiliza um acelerômetro integrado para detectar um acidente ou queda envolvendo o ciclista e enviar automaticamente uma mensagem de alerta para um número de telefone pré-cadastrado. Caso o ciclista esteja bem, é possível cancelar o envio em até 30 segundos.

O novo Garmin Edge 1000 Explore utiliza uma bateria interna que lhe proporciona uma autonomia de até 15 horas de uso. De acordo com a Garmin Internacional, o novo modelo será vendido por 449,99 dólares nos Estados Unidos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização