24 de fevereiro de 2024
Foto: Bike Rumor

German:A Xcite Zero, o garfo amortecedor a ar mais leve do mundo

Com apenas 988 gramas e amortecimento pneumático, novo garfo utiliza tecnologia proprietária de múltiplas câmaras de ar

Especialista no design e produção de componentes de baixo peso para bicicletas, a marca alemã German:A apresentou por ocasião da Eurobike seu novo modelo de amortecedor dianteiro, o Xcite Zero.

Pesando apenas incríveis 988 gramas, o novo amortecedor é o componente de sua categoria mais leve do mercado, já que seu concorrente mais próximo, o Lauf, tecnicamente não é um amortecedor, mas sim um garfo dianteiro com feixes de molas.

Foto: Bike Rumor
Foto: Bike Rumor

Para chegar a este baixíssimo peso, a fibra de carbono foi utilizada em praticamente todo o amortecedor, como nas pernas, coroa e espiga que, contrariando a tendência atual não é cônica, mas cilíndrica, para reduzir ainda mais o peso final. Um rolamento especial, em liga de alumínio, funciona como adaptador para quadros com caixa de direção tapered.

A nova suspensão Xcite Zero utiliza uma tecnologia proprietária de amortecimento pneumático chamada IIAS (Intelligent Integrated Adaptive Suspension). Embora a German:A não tenha divulgado maiores detalhes sobre seu funcionamento, sabe-se que o sistema utiliza uma combinação de múltiplas câmaras de ar (pelo menos três). O amortecimento é controlado automaticamente através de uma série de válvulas entre as câmaras negativas e positivas.

Não existem ajustes de pré-carga e retorno na Xcite Zero. O único ajuste possível é a pressão do ar. Segundo a German:A, o sistema de amortecimento adapta-se automaticamente de acordo com a velocidade, irregularidade do terreno e transferência de peso do ciclista durante a pedalada, mantendo-se firme e com pouca compressão durante as subidas, mas abrindo imediatamente durante impactos maiores.

O sistema IIAS é totalmente pneumático e não utiliza uma única gota de óleo no amortecedor. Seus selos e raspadores utilizam uma pequena quantidade de graxa leve em sua manutenção. Suas câmaras de ar trabalham dentro de um cartucho selado, que é substituído inteiro em caso de problema, facilitando a manutenção.

Voltada para a prática do XC competitivo, o novo garfo amortecedor Xcite Zero será disponibilizado para rodas nos formatos 26″, 27.5″ e 29 polegadas. O curso de amortecimento e peso variam de versão para versão:

  • 26″ (100mm de curso): 988g
  • 26″ (120mm de curso): 1,018kg
  • 27.5″ (100mm de curso): 994g
  • 27.5″ (120mm de curso): 1,024kg
  • 29er” (100mm de curso): 1,004kg
  • 29er” (120mm de curso): 1,034kg
  • 9mm QR axles +35g

Amortecedor traseiro – Além do garfo dianteiro, a German:A apresentou também seu modelo Air Force Zero, um amortecedor traseiro que compartilha a tecnologia empregada no Xcite Zero.

Air Force Zero - Foto: Bike Rumor
Air Force Zero – Foto: Bike Rumor

Pesando apenas 98 gramas (!!!), o Air Force Zero é disponibilizado apenas para bicicletas de XC com até 120mm de curso traseiro total, nas medidas 165mm, 190mm, 195mm e 200mm.

A German:A até o momento não divulgou maiores detalhes sobre a disponibilidade e preços a serem praticados. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização