21 de abril de 2024
Prova reúnirá os melhores pilotos de Enduro MTB do país - Foto: Ximiti / Divulgação

Cidade de Nova Lima (MG) sediará Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Enduro

Com 150 vagas abertas, inscrições vão até segunda-feira (31)

O município de Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, prepara-se para receber a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Enduro. O evento será realizado no fim de semana do feriado de Independência, entre os dias 5 e 7 de setembro, no Arraial de São Sebastião das Águas Claras (Macacos).

Com 150 vagas, as inscrições para o evento vão até segunda-feira (31). Para garantir vaga, basta acessar o site Treino Online. Os valores variam de R$ 150,00 para para atletas filiados na CBMTB (Confederação Brasileira de Mountain Bike), sendo obrigatório o preenchimento do número de filiado, ou R$ 200,00 (duzentos reais) para não filiados.

Cartaz oficial do evento
Cartaz oficial do evento

Serão dez categorias com campeões nacionais definidos em Nova Lima: pro (19 anos ou mais), feminino (17 ou mais), infanto-juvenil (13 a 14 anos), juvenil (15 a 16 anos), júnior (17 a 18 anos), sub-30 (19 a 29 anos), master A (30 a 34 anos), master B (35 a 39 anos), master C (40 a 49 anos) e master E (50 ou mais).

Local de prova – O Brasileiro de Enduro será realizado na vila de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, um distrito de Nova Lima, 20 km distante de Belo Horizonte. Com apenas 3.000 habitantes, a economia local gira em torno do turismo, por ser destino ideal para quem aprecia a natureza. Macacos possui diversas cachoeiras, algumas delas propícias ao turismo de aventura como a Cachoeira Central, com a pratica de trekking, e a Cachoeira do Dantes, ideal para esportes radicais. As Cachoeiras da Ponte, dos Mendes e a dos Macacos são opções para banhos e descansos.

A modalidade – O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ nos últimos quatro anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do mountain bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e know-how para as descidas é o que faz a diferença.

Serviço

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Enduro

  • Data: 5 a 7 de setembro
  • Local: Nova Lima (MG)
  • Endereços: QG do evento – Estrada para Fazenda dos Mendes, 99-137 – São Sebastião das Águas Claras.
  • BH Bike School – Alameda da Natureza, 960 – São Sebastião das Águas Claras.

Programação oficial

Sexta-feira – 4 de setembro

  • Retirada de Kits (BH Bike School)

Sábado (Dia 1) – 5 de setembro

  • Retirada de Kits (Igreja central)
  • 9h – Reconhecimento de três Especiais com auxílio de veículos (oficiais)
  • 13h – Reconhecimento de três Especiais com auxílio de veículos (oficiais)

Domingo (Dia 2) – 6 de setembro

  • 7h – Largada e cronometragem de três Especiais (1, 2 e 3).

Segunda-feira (Dia 3) – 7 de setembro

  • 7h – Largada e cronometragem de três Especiais (4, 5 e 6).
  • 16h – Premiação
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização