2 de março de 2024
Chegada da primeira etapa - Foto: Divulgação

Bicampeão Oscar Sevilla vence a primeira etapa do Tour do Rio

Espanhol foi o mais rápido no percurso entre a Barra da Tijuca e Angra dos Reis

O bicampeão voltou e quer o tricampeonato. Com o número 1 às costas, resultado dos dois títulos conquistados nas últimas edições do Tour do Rio, o espanhol Oscar Sevilla, da escuderia colombiana EPM Une, venceu nesta quarta-feira, a primeira etapa da competição mais importante do ciclismo latino-americano, nos 158km entre a Praia da Barra da Tijuca, no Rio, e a Praia do Anil, em Angra dos Reis. Com o tempo de 3h41m58s, ele chegou junto com o espanhol Gustavo Veloso, da equipe portuguesa WS 52 Quinta da Lixa Jetclass, mas Veloso, embora tenha cruzado o pórtico de chegada um pouco à frente, foi punido por uma manobra irregular na última curva.

Em terceiro, completando o pódio e representando a equipe italiana Southeast Pro Cycling Team, chegou o brasileiro Rafae Andriato. Sevilla recebeu a camisa amarela, que simboliza a liderança geral, e a verde, referente à melhor pontuação, ao passo que João Marcelo Gaspar, o Canibal, da Carrefour Funvic Soul Cycling Team, ficou com a camiseta branca de bolas vermelhas, dada ao líder dos trechos de montanha. O melhor atleta sub 23 foi Fernando Finkler, do Avai FME Florianópolis. Com um percurso renovado, o Tour do Rio terá prosseguimento nesta quinta-feira, com largada às 12h, para mais 175km, entre Angra dos Reis e Valença.

“A etapa entre o Rio e Angra é uma que já conhecemos de outros anos, que tem um final difícil com muitas subidas e descidas, e que é sempre difícil ganhar, porque há outros grandes ciclistas participando. Sou o atual bicampeão, e, quanto a tentar o tri, vim aqui para representar a EPM da melhor forma”, afirmou Sevilla, espanhol naturalizado colombiano, que ainda não tem vaga para a Rio-2016, mas que espera conquistar um lugar para representar a Colômbia.

Na etapa de abertura do Tour do Rio do ano passado, Sevilla e Veloso também haviam terminado em primeiro e segundo. Terceiro colocado, Andriato comentou que estava contente por seu desempenho diante de dois monstros como os que chegam à sua frente.

“Espero ganhar alguma etapa na base do sprint. Como não sou escalador (especialista em montanhas), não a terceira e quarta etapa serão as mais difíceis para mim. Então, espero lutar pela vitória amanhã (nesta quinta-feira) ou na última etapa (de domingo), para terminar bem na classificação geral”, imagina ele.

Resultados da 1ª etapa

# Ciclista (Equipe) Tempo
1 Oscar Sevilla (EPM – UNE) 3h41m58s
2 Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) 3h41m58s
3 Rafael Andriato (Southeast Pro/Cycling Team ) a 51s

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização