24 de fevereiro de 2024
Guilherme Manocchio - Foto: Divulgação / Shimano

Guilherme Manocchio é campeão do Ironman da Dinamarca

Atleta do Team Bravo/Shimano conquista etapa dinamarquesa da mais importante prova de triatlo do mundo

O brasileiro Guilherme Manocchio (Team Bravo/Shimano) conquistou um resultado histórico neste domingo (23), ao vencer o Ironman Copenhagen, na Dinamarca. Com tempo total de 8h14min56s (48min16s na natação, 4h26min43s na bike e 2h54min15s na corrida), Manocchio superou fortes concorrentes estrangeiros e repetiu o feito alcançado na edição 2014 de Fortaleza da maior competição do triatlo mundial.

“Meu sonho novamente se realiza. Trabalhei duro para isso. Estava acabado nos quilômetros finais, e a comemoração é ainda mais intensa pela dificuldade do evento e o grande sacrifício que é competir na categoria pro. Gostaria de agradecer ao meu técnico, Frank Jakobsen, e à Shimano, pelo novo sistema Di2 11v instalado na minha bicicleta”, disse o triatleta após o título.

Guilherme Manocchio comemora vitória na Dinamarca - Foto: Divulgação / Shimano
Guilherme Manocchio comemora vitória na Dinamarca – Foto: Divulgação / Shimano

A prova de Manocchio foi marcada pela manutenção do ritmo, algo indispensável em competições de longa distância. No primeiro trecho, a natação, o brasileiro terminou os 3,8 km em terceiro lugar, colocação repetida ao fim dos 180 km de pedalada. A estratégia de Manocchio se provou um sucesso no último trecho, a maratona de 42,2 km, em que ele foi o mais rápido.

Na transição do pedal para a corrida, o brasileiro estava a um minuto do segundo colocado, o dinamarquês Henrik Hyldelund – vencedor em Copenhagen no ano passado – e a sete do líder, o alemão Andreas Niedrig. No km 5, Manocchio conseguiu ultrapassar Hyldelund e, faltando pouco menos da metade para o fim da competição, superou Niedrig, que ainda seria ultrapassado por Hyldelund, terminando em terceiro lugar.

Título na Bahia – O baiano Kennedi Lago (Isapa/Oggi/Shimano) não deu qualquer chance para seus adversários neste domingo (23). O atleta do Shimano Sports Team participou do 1º Desafio XCO do Fura, em Feira de Santana, e logo nos primeiros metros se consolidou como favorito para conquistar o título da super elite e a primeira colocação geral.

Kennedi Lago no alto do pódio na Bahia - Foto: Divulgação / Shimano
Kennedi Lago no alto do pódio na Bahia – Foto: Divulgação / Shimano

“O circuito era bastante técnico, mas muito veloz. Consegui imprimir um bom ritmo desde o começo e liderei todas as voltas, abrindo boa vantagem em relação aos demais competidores”, afirmou Kennedi.

Agora a concentração do atleta baiano se volta para o Campeonato Brasileiro de XCM, no domingo (30), em Picos (PI). Kennedi competirá na categoria sub-23.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização