25 de fevereiro de 2024
Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Pilotos fazem reconhecimento do percurso da etapa internacional do Brasil Enduro Series

Prova neste fim de semana em Urubici contará com seis especiais de aproximadamente 15 km somados e deslocamentos não cronometrados totalizando 57 km

Os pilotos participantes da etapa internacional do Brasil Enduro Series realizaram nesta quinta (20) e sexta-feira (21) os treinos oficiais de reconhecimento de pistas em Urubici. Com quatro países representados no evento, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, a competição é válida pela segunda etapa do Montenbaik Enduro Latam Series 2015 e terá ainda mais dois dias de atividades, sábado (22) e domingo (23), quando os campeões serão conhecidos.

Em cada um dos dois dias de provas os pilotos terão quatro deslocamentos e três estágios cronometrados previstos pelo regulamento. Enquanto no Dia 1 a quilometragem somada será de pouco mais de 32 km, no Dia 2 um total de 40 km serão pedalados pelos pilotos. “Isso tudo com mais ou menos 1.500 metros de altimetria acumulada diariamente. Estimamos no sábado 5h40 de prova e domingo 6h40 aproximadamente”, relata Daniel Bender, um dos organizadores da competição, que aproveita para agradecer aos proprietários dos terrenos pela liberação do locais.

Organizador Daniel Bender na confirmação das inscrições - Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão
Organizador Daniel Bender na confirmação das inscrições – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

“Usamos como base o morro principal da cidade, do Parapente, para deixar o evento mais centralizado possível, sempre levando em consideração o aval dos donos dos terrenos. Só para ter uma noção, falamos com 15 proprietários que autorizaram a realização e temos só que agradecer a eles pela liberação destes espaços para o BES”, conta Bender. “Temos cinco pistas que vão compor seis estágios cronometrados. Ou seja, uma das pista será repetida duas vezes, o estágio que apelidamos de repolho”, finaliza.

Diferentemente das demais etapas do Brasil Enduro Series, realizadas em cidades tradicionais na prática do esporte, como Nova Lima (MG) e Itaipava (RJ), na etapa catarinense o destaque está no ineditismo das pistas. “Urubici tem uma particularidade em ser uma prova muito rústica. As pistas não existem e fazemos elas em pastos e descampados, um pouco diferente do single track nos lugares mais tradicionais”, relata Théo Duarte, também responsável pela organização. “A maior parte cronometrada é em descida e os estágios estão bem completos, testando técnica e físico dos atletas. O visual dos deslocamentos é incrível”, acrescenta.

Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão
Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Théo Duarte aproveita para destacar o estágio cronometrado que terá repetição nos dois dias. “A especial mais longa, apelidada de repolho, é a mais completa e optamos por colocá-la nos Dias 1 e 2. Tem trilhas no meio de plantação de pinhais e eucaliptos, estradão e rock gardens (jardins de pedras), bem completa em termos técnicos. Para chegar no repolho o atleta vai levar cerca de 1h40, então vai valer muito espírito do mountain bike, desfrutar a trilha enquanto planeja bem o que vai fazer nas especiais”, conta Théo.

Serviço

Brasil Enduro Series e Montenbaik Enduro LATAM Series 2015

  • Data: 20 a 23 de agosto de 2015
  • Local QG: SESC – Urubici
  • Endereço: Rua Adolfo Konder, 2.543

Programação

Sexta-Feira

  • 19h – Reunião de pilotos

Sábado – Dia 1

  • 7h30 – Check in
  • 8h – Saída do primeiro atleta
  • 9h30 – Treinos livres das categorias open

Domingo – Dia 2

  • 7h30* – Check in
  • 8h – Saída do primeiro atleta
  • 17h – Premiação

*Saída das categorias open junto com as demais

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização