22 de abril de 2024
Copa Norte-Nordeste 2015 - Foto: CBC / Divulgação

38ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada reúne 300 atletas em Teresina

Evento terá três dias intensos de competição nos arredores da Ponte Estaiada, um dos principais pontos turísticos da cidade

As ruas de Teresina vão receber muita velocidade neste final de semana. De sexta (21) à domingo (23), a capital piauiense recebe a 38ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada, uma das maiores competições da modalidade no país. Cerca de 300 ciclistas de 16 estados chegam motivados para a competição, que contempla provas de contra relógio individual, resistência e circuito. O palco da disputa será a famosa Ponte Estaiada, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Para participar da Copa Norte-Nordeste, os atletas precisam estar devidamente filiados e serem convocados pela sua federação estadual seguindo todos os critérios seletivos estabelecidos. As delegações estarão formadas da seguinte forma: Categoria Elite (aberta para ciclistas das categorias Sub-23, Sub-30 e Elite), até 5 atletas por estado; Junior e Juvenil, até 3 atletas; Master A1, B1 e C1, até 2 atletas; Master A2, B2, C2 e Veterano, até 1 atleta; e Elite feminino, até 1 atleta.

“Já foram realizados outros eventos do ranking nacional no circuito da Ponte Estaiada e sabemos que o local oferece uma ótima estrutura. Para aumentar ainda mais a segurança da competição, o espaço será completamente isolado durante os três dias de disputas e estaremos de braços abertos para recebermos todas as delegações e juntos realizarmos um evento de grande sucesso”, declarou Marco Barbosa, Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Já para o responsável pela coordenação local do evento, Zenardo Maia, a competição tem uma grande importância para as duas regiões, além de um enorme impacto econômico que deixará como legado na capital piauiense.

“É preciso destacarmos a importância desse evento também em termos de impacto econômico para a capital. Cada delegação possui, em média, 21 atletas, sem contar com as comissões técnicas. Todos estarão instalados em hotéis e utilizando os serviços da cidade. Isso com certeza gera um retorno importante na economia. Outro fator importante é a utilidade da competição como geradora de novos talentos. Atualmente observamos vários atletas a nível nacional que surgiram através da Copa Norte-Nordeste, o que coloca a competição também como um grande celeiro a ser observado”, destacou.

Programação

Sexta-Feira (21)

  • 9h – Abertura do Evento e Congresso Técnico
  • 14h – Prova Contra Relógio Individual (concentração às 13h)

Sábado (22)

  • 06h30 – Concentração
  • 07h – Provas Resistência

Domingo (23)

  • 06:30 – Concentração
  • 07h – Provas de Circuito
  • 11h30 – Premiação

Estados que venceram as últimas edições

  • 2014 – Pará
  • 2013 – Ceará
  • 2012 – Sergipe
  • 2011 – Paraíba
  • 2010 – Pará

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização