21 de fevereiro de 2024
Thiago Boaretto é o atual líder do Brasil Enduro Series - Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series

Etapa internacional do Brasil Enduro Series é atração neste fim de semana

Urubici será palco da segunda etapa do Montenbaik Enduro Latam Series 2015, reunindo pilotos de quatro países

Município no interior de Santa Catarina com cerca de 11 mil habitantes e conhecido pelas baixas temperaturas, visuais deslumbrantes e a prática do turismo de aventura, Urubici será invadido pelas bicicletas nos próximos dias. Entre quinta (20) e domingo (23), pilotos de diversas regiões do País, além de argentinos, chilenos e paraguaios, participam do Brasil Enduro Series. A prova será válida pela segunda segunda de três etapas do Montenbaik Enduro Latam Series 2015, circuito latino-americano de Enduro MTB.

Os melhores pilotos brasileiros estarão em Urubici defendendo a hegemonia do País na competição. Nomes como Thiago Boaretto, Nataniel Giacomozzi, Diego Knob, Guilherme Renke e Andre Bretas tentarão manter o título da prova no País. Estarão entre os desafiantes alguns dos principais atletas do esporte no continente, como os chilenos Pedro Ferreira e Maurício Acuña, e o argentino Jeremias Maio.

Será o segundo ano que Urubici sedia uma das etapas da competição nacional. Em 2014, o catarinense Nataniel Giacomozzi garantiu o título ‘em casa’ e se credenciou como principal candidato ao campeonato, decidido meses depois em Campos do Jordão. Com a realização da etapa internacional, o BES terá dois dias a mais de atividades do que o comum, com uma data a mais para reconhecimento de pista e outra para tomadas de tempos oficiais, os chamados estágios cronometrados, ou especiais.

Nataniel Giacomozzi - Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series
Nataniel Giacomozzi – Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series

“Só corri uma vez nesse padrão das provas internacionais e realmente foi bem cansativo. É importante estar muito bem preparado fisicamente e psicologicamente. O físico porque são quatro dias de competição, com mais de cinco horas diárias em cima da bike. E psicológico porque precisa estudar as linhas e gravar todas as pistas. São mais de 50 km de trilhas, que é importante saber quando pode acelerar e as linhas a escolher”, avalia Nataniel.

Na atual temporada, Thiago Boaretto lidera o Brasil Enduro Series depois da vitória na abertura em Nova Lima (MG). Leandro Mattioli é o segundo e Nataniel o terceiro. No Montenbaik Enduro Latam Series 2015, o chileno Pedro Ferreira é o líder após vencer a etapa inaugural em Cerro Catedral, Argentina, seguido pelos seus compatriotas Gustavo Ortiz Vasquez e Francisco Martínez Ferrari. Nataniel ocupa a 18ª colocação no ranking latino-americano e Boaretto é o 26º. Enquanto o BES terá encerramento nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Itaipava (RJ), a decisão do Latam Series será em Pucón, Chile, entre 26 e 29 de novembro.

Atletas no deslocamento - Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series
Atletas no deslocamento – Foto: Divulgação / Brasil Enduro Series

Programação – A partir desta quarta-feira (19), das 15h30 às 18h, os atletas já poderão retirar a licença de realização dos treinos livres. Nos dois dias seguintes serão realizados os reconhecimentos das pistas do Dia 1 e Dia 2, das 9h às 17h. A programação de sexta-feira (21) finaliza com uma reunião entre pilotos e organização, às 19h. No sábado (22) e domingo (23) serão realizadas as tomadas oficiais de tempo dos estágios cronometrados, com o check-in em ambos os dias às 7h30. A premiação será no domingo, às 17h.

Categorias – Serão dez categorias válidas pela etapa latino-americana. Seis delas classificadas como Enduro 1 (open, damas open, super-expertos, júnior, masters A e B) e quatro Enduro 2 (promocional, masters A, B e C). Para o Brasil Enduro Series as oito tradicionais categorias serão realizadas: pro, expert, másters 1, 2 e 3, sênior, amador e feminino. Por fim, as duas categorias realizadas apenas em Urubici, open full e open rígida, terão programação diferente das demais, com reconhecimento de pista na sexta-feira e tomadas oficiais de tempo no domingo.

A Modalidade – O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ nos últimos quatro anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do mountain bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e know-how para as descidas é o que faz a diferença.

Serviço

Brasil Enduro Series e Montenbaik Enduro LATAM Series 2015

  • Data: 20 a 23 de agosto de 2015
  • Local QG: SESC – Urubici
  • Endereço: Rua Adolfo Konder, 2.543

Programação

Quinta-Feira – 20 de Agosto

  • 9h às 17h* – Reconhecimento das Especiais Dia 1

*Atletas das categorias open não poderão treinar na quinta-feira

Sexta-Feira – 21 de Agosto

  • 9h às 17h – Reconhecimento Prova Especial Dia 2
  • 14h30 – Secretaria aberta para retirada dos Kits das categorias open
  • 19h – Reunião de pilotos

Sábado – 22 de Agosto – Dia 1

  • 7h30 – Check in
  • 8h – Saída do primeiro atleta
  • 9h30 – Treinos livres das categorias open

Domingo – 23 de Agosto – Dia 2

  • 7h30* – Check in
  • 8h – Saída do primeiro atleta
  • 17h – Premiação

*Saída das cetegorias open junto com as demais

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização