12 de abril de 2024

Polícia Rodoviária Federal será responsável pela escolta do Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada

PRF é a única instituição de segurança pública no país que atua nos padrões exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI)

A segurança dos atletas que participarão do Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada – Aquece Rio contará com um reforço de peso. Além da participação de 580 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuará com seus batedores motociclistas fazendo a escolta técnica da prova, a qual faz parte dos eventos-teste para as Olimpíadas Rio 2016.

Serão utilizadas ao todo 40 motocicletas, três viaturas operacionais e um helicóptero para conduzir o comboio de ciclistas e garantir o andamento da prova com segurança. Com a utilização de um moderno equipamento, a PRF fez a análise topográfica dos pontos críticos do percurso – Vista Chinesa e Alto da Boa Vista -, com imagens em 3D, para minimizar o risco de acidentes envolvendo os participantes.

Os policiais rodoviários, que este ano participaram como observadores do Tour de France, Volta ao Algarve e Volta a Portugal, aproveitaram a ocasião para agregar o conhecimento e a técnica utilizada pelos batedores motociclistas nestas provas. Atualmente, a PRF é a única instituição de segurança pública no país que atua nos padrões exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI).

Para o controle do trânsito nas regiões próximas a realização do evento, serão utilizados 31 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas e informarão sobre as condições do tráfego. Além disso, o Centro de Operações Rio (COR) irá monitorar a área da prova com câmeras e, se necessário, realizar ajustes na programação dos sinais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização