25 de fevereiro de 2024
Largada da final masculina em 2014 - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

Short Track da edição 2015 do Shimano Fest reunirá atletas em categoria única

Inscrições para a competição, principal atração do Shimano Fest, já estão abertas. Evento será no Jockey Club de São Paulo, dias 12 e 13 de setembro

As novidades do Shimano Fest em 2015 não ficarão restritas ao local do evento, realizado pela primeira vez em São Paulo, no Jockey Club, com entrada gratuita. O Short Track, principal atração do festival, contará com apenas uma categoria por gênero, super elites masculina e feminina, unindo atletas da elite e ciclistas de todas as faixas etárias – a partir da júnior.

Daniel Grossi e Isabella Lacerda treinando - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Daniel Grossi e Isabella Lacerda treinando – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

A competição será disputada nos dois dias do Shimano Fest, 12 e 13 de setembro. No sábado, haverá o treino classificatório, selecionando os 40 melhores tempos entre os homens e as 20 mais rápidas entre as mulheres – estas, automaticamente classificadas para a final, no dia seguinte. Também no domingo, duas baterias definirão os 20 homens mais bem colocados, que disputarão a final na sequência.

Os ciclistas amadores serão divididos em três categorias, com distribuição de brindes para os três primeiros colocados de cada uma. Mídia (jornalistas) e Lojista/Expositor competem no sábado, enquanto a Ciclocross será no domingo.

Lojistas em ação no Short Track - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Lojistas em ação no Short Track – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

O short track no Jockey Club será montado pela equipe de Rogério Bernardes organizador da CIMTB Levorin, patrocinada pela Shimano.

O Shimano Fest será importante para as pretensões olímpicas dos atletas brasileiros, pois o short track está no calendário oficial da União Ciclística Internacional (UCI) e distribuirá pontos no ranking mundial, utilizado como parâmetro para a atribuição de vagas na Olimpíada.

Inscrições abertas – As inscrições para o short track do Shimano Fest já estão abertas no site do evento e se encerrarão no dia 9 de setembro. Apenas atletas filiados precisam se inscrever, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100.

Programação do Shimano Fest – No sábado, o objetivo é promover um encontro entre todos os grupos e tribos da bicicleta sob o lema #TodoMundoPelaBike. Além disso, haverá uma exposição das principais marcas de bicicletas do mercado com as novidades para 2016, um espaço gastronômico com diversos food trucks, música ao vivo, bicicletário e competições para o público em geral. No domingo, acontece o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta pela despoluição do Rio Pinheiros, com largada e chegada no Jockey Club.

Ciclistas em treinamento - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Ciclistas em treinamento – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

O acesso ao Shimano Fest 2015 poderá ser feito por bicicleta, aproveitando a ciclovia do Rio Pinheiros, e no domingo utilizando a ciclofaixa de lazer que passa ao lado do Jockey. As estações Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças da CPTM ficam próximas ao Jockey Club e são outras boas opções de transporte.

Shimano Fest chega consolidado a São Paulo – Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Já no primeiro ano, o Shimano Fest foi uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países num ambiente ideal para testes de bikes e equipamentos de pesca de diversas marcas.

O sucesso no Brasil foi tamanho que, em 2012, o evento extrapolou as fronteiras e ganhou uma versão na Argentina. Nas cinco primeiras edições, o Shimano Fest reuniu mais de 40 mil pessoas, confirmando a aceitação maciça de público e marcas e despertando o interesse de diversas cidades brasileiras. Neste ano o Shimano Fest chega finalmente à cidade de São Paulo, que está desenvolvendo uma estrutura cada vez mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização