23 de abril de 2024
Rubens Valeriano - Foto: Fabio Piva / Specialized

Rubens Valeriano e Raiza Goulão representam Brasil em etapa da Copa do Mundo nos EUA

Ciclistas da AOO Specialized estão convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para prova em Windham, Nova Iorque, neste final de semana. Competição terá transmissão ao vivo pelo site da Red Bull

Integrantes da Seleção Brasileira de Mountain Bike, Rubens Valeriano e Raiza Goulão estão nos Estados Unidos para mais uma importante prova do calendário mundial. Neste sábado e domingo (8 e 9), a dupla da equipe AOO Specialized representará o Brasil na etapa de Windham, no estado de Nova Iorque, da Copa do Mundo de MTB. A quinta de seis provas do circuito de Cross Country Olímpico (XCO), antecede o Campeonato Mundial de 2015 em Andorra, de 31 de agosto a 6 de setembro.

Ambos os atletas da AOO Specialized já disputaram a prova de Windham da Copa do Mundo. Enquanto Rubinho competiu lá em 2012 e 2014, Raiza fez sua primeira prova como ciclista de elite no ano passado. A ciclista goiana foi 32ª colocada, enquanto o mineiro tem uma 53ª colocação e um 78º no currículo. “Espero andar bem desta vez. Nos dois anos que corri lá não estava bem fisicamente. Em 2014 ficamos a cerca de 40 minutos de carro e agora a pouco mais de 4 km. O que favorece nossa logística para treinar e reconhecimento de pista”, conta Rubinho.

Raiza Goulão - Foto: Thiago Lemos / CBC
Raiza Goulão – Foto: Thiago Lemos / CBC

Foco nos Jogos Olímpicos – Assim como seu companheiro de equipe, Raiza Goulão segue buscando o maior número de pontos para sua classificação individual e também para ajudar o Brasil no ranking das nações. Nesta semana, após o bom resultado em Mont-Sainte-Anne (CAN), mais um recorde pessoal foi alcançado pela goiana: a 22ª colocação do ranking mundial, a exato um ano da Rio 2016. “Estou ptóxima do meu objetivo de chegar no Top 20 do mundo e continuar liderando o ranking olímpico. Estou no caminho certo”, comemora Raiza

Com a nova atualização, Raiza soma 938 pontos no ranking, 153 a mais do que a segunda colocada do Brasil, Isabella Lacerda. No ranking olímpico, a diferença é maior. “Sei da diferença de 170 pontos à frente da segunda colocada do Brasil no ranking da Olimpíada. Mas tenho consciência de que isso não me permite relaxar. Apenas tira um peso das costas, mas não me deixa perder o foco. Estou motivada, tranquila e feliz aqui nessa temporada na América do Norte”.

Após competir no Canadá com o numeral 24, no próximo domingo (9) a placa muda, para 22, mas a ciclista continua largando na terceira fila. “Quero fazer uma boa largada e ter um bom desempenho. Vou continuar meu trabalho duro, porque temos provas até outubro neste ano, quando será realizado o Brasil Ride, na Bahia. O foco principal segue sendo o Campeonato Mundial, em setembro. Além disso, tenho que saber descansar nas horas possíveis e evitar lesões”, define.

Transmissão ao vivo – Na programação da etapa de Windham (EUA) da Copa do Mundo, o sábado está reservado para os treinos e no domingo as provas oficiais. A largada da elite feminina será realizada às 12h15 (Brasília), e às 15h15, a elite masculina. Ambas as provas terão transmissão ao vivo pelo site da Red Bull Bike.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização