25 de abril de 2024
Guilherme Müller - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Atletas da Shimano participam de etapa canadense da Copa do Mundo de XCO e Downhill

Prova de XCO terá Frederico Mariano, Sherman Trezza e Guilherme Müller, enquanto Bernardo Cruz competirá no downhill. Jady Malavazzi disputará Mundial de Paraciclismo. No Brasil, Luciano KDra, Thiago Aroeira e Luiz Renato Borges estarão em ação

O resort Mont-Sainte-Anne, na cidade de St-Ferreol-les-Neiges, no Canadá, sediará neste final de semana uma etapa da Copa do Mundo de XCO e Downhill. Entre sexta-feira (31) e domingo (2), alguns dos principais ciclistas brigarão pelas melhores colocações para somar pontos nos rankings da UCI (União Ciclística Internacional).

O mineiro Bernardo Cruz (GT/FOP/Shimano), número 1 do DH no Brasila e 80º colocado no ranking mundial, estará na pista logo na sexta, quando serão realizados os treinos livres e classificatórios para a final da modalidade, a ser disputada no sábado. Serão distribuídos pontos para os 20 primeiros do qualifying e para os 80 primeiros da corrida.

Bernardo Cruz com equipe da Shimano - Foto: Divulgação
Bernardo Cruz com equipe da Shimano – Foto: Divulgação

“O tetracampeonato brasileiro, conquistado em Ipatinga no fim de semana passado, me ajudou a acreditar mais no meu potencial”, afirma Bernardo, campeão nacional também em 2010, 2012 e 2013.

A competição de XCO, por sua vez, começará no sábado, com os treinos livres, e será finalizada no domingo, com a realização da prova. Campeão brasileiro em 2014 e vice neste ano, o mineiro Frederico Mariano (Caloi Elite Team) correrá na elite junto com seu companheiro de equipe, Sherman Trezza.

Sherman Trezza - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Sherman Trezza – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

“Espero não cometer erros, e para isso estou mantendo o pensamento positivo. Meu objetivo é chegar entre os 30 primeiros”, diz Frederico, que poderá pontos importantes no ranking mundial e olímpico.

Na sub-23, o mineiro Guilherme Müller (LM/Shimano), vice-campeão brasileiro e segundo colocado da CIMTB Levorin 2015, estará na disputa. “Meu pensamento é conseguir um bom desempenho. É sempre difícil prever resultados na Copa do Mundo, em que o nível de competição é altíssimo”.

Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada – A paranaense Jady Malavazzi (Vemex/Shimano) também está no exterior, mais precisamente em Nottwil (Suíça), onde está sendo o realizado o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada. Nesta sexta-feira (31), Jady correrá o contrarrelógio, e, no domingo, quando do encerramento da competição, participará da resistência.

Jady Malavazzi - Foto: Divulgação
Jady Malavazzi – Foto: Divulgação

“É sempre muito bom participar de campeonatos como esse, repletos de atletas extremamente fortes. A experiência adquirida em cada uma dessas participações é fundamental para o desenvolvimento da minha carreira”, declara Jady, de 21 anos, que logo após o Mundial embarcará para Toronto, onde representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos.

Montanhas Race Enduro – O paulista Luciano KDra (GT/FOP/Shimano) competirá no Montanhas Race Enduro, em Jambeiro (SP), neste fim de semana. Campeão da primeira edição, em 2013, KDra conta em sua bike com o XTR Di2, grupo eletrônico de componentes da Shimano. O Montanhas Race terá treinos no sábado e final no domingo.

Luciano KDra - Foto: Max Blanco/ Divulgação GT Bicycles Brasi
Luciano KDra – Foto: Max Blanco/ Divulgação GT Bicycles Brasi

Circuito Mantiqueira MTB – O mineiro Thiago Aroeira (Isapa/Oggi/Shimano) estará neste domingo em Gonçalves (MG), onde será disputada a segunda etapa do Circuito Mantiqueira MTB. Na primeira etapa, em Cambuí (MG), Thiago foi vice-campeão da elite.

Thiago Aroeira (Isapa / Oggi / Shimano) - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Thiago Aroeira (Isapa / Oggi / Shimano) – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

3º GP Nerópolis – O goiano Luiz Renato Borges (Isapa/Oggi/Shimano), por sua vez, participará do 3º GP Nerópolis (GO), prova de estrada válida pelo calendário de ciclismo do estado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização