3 de novembro de 2024
Largada do Short Track na edição do ano passado - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

Shimano Fest 2015 chega a São Paulo para celebrar o esporte e a mobilidade

Em sua sexta edição, evento realizado pela Shimano será no Jockey Club de São Paulo, dias 12 e 13 de setembro

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo receberá o Shimano Fest, promovido anualmente pela Shimano desde 2010. Nos dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), o Jockey Club, localizado na zona oeste da capital paulista, sede de grandes competições de turfe e shows, reunirá os principais atletas do mountain bike brasileiro e algumas das marcas mais renomadas do mercado mundial de bicicletas. O evento será realizado no mês do Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, e quer comemorar o crescimento da consciência em torno da necessidade de novas alternativas para a mobilidade urbana.

Quinta edição foi em Sorocaba - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Quinta edição foi em Sorocaba – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

A escolha de São Paulo como sede da sexta edição – após um ano em Santana de Parnaíba, três em Mogi das Cruzes e o último em Sorocaba – demonstra o engajamento da Shimano nas mudanças estruturais promovidas na cidade nos últimos anos, sobretudo a partir da construção de novas ciclovias e do fortalecimento da bicicleta como uma importante modalidade de transporte. Atualmente, São Paulo conta com quase 310 km de ciclovias, e o plano da prefeitura é ampliar esse número para 400 km até o fim de 2015.

Crianças participaram do evento em 2014 - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Crianças participaram do evento em 2014 – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

O Shimano Fest tem entrada gratuita e como principal atração uma prova de mountain bike no formato short track (pista curta), no domingo (12), válida pelo calendário oficial da União Ciclística Internacional (UCI) e distribuindo pontos no ranking olímpico aos vencedores. Também no domingo, acontece o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta pela despoluição do Rio Pinheiros, com largada e chegada no Jockey Club. No sábado, o objetivo é promover um encontro entre todos os grupos e tribos da bicicleta sob o lema #TodoMundoPelaBike. Além disso, haverá uma exposição das principais marcas de bicicletas do mercado com as novidades para 2016, um espaço gastronômico com diversos food trucks, música ao vivo, bicicletário e competições para o público em geral.

Pedal das Capivaras terá largada e chegada no Shimano Fest - Foto: JB Carvalho / Shimano
Pedal das Capivaras terá largada e chegada no Shimano Fest – Foto: JB Carvalho / Shimano

O acesso ao Shimano Fest 2015 poderá ser feito por bicicleta, aproveitando a ciclovia do Rio Pinheiros, e no domingo utilizando a ciclofaixa de lazer que passa ao lado do Jockey. As estações Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças da CPTM ficam próximas ao Jockey Club e são outras boas opções de transporte.

Shimano Fest chega consolidado a São Paulo – Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Já no primeiro ano, o Shimano Fest foi uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países num ambiente ideal para testes de bikes e equipamentos de pesca de diversas marcas.

Estande da Shimano em Sorocaba - Foto: Maximiliano Blanco / Shimano
Estande da Shimano em Sorocaba – Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

O sucesso no Brasil foi tamanho que, em 2012, o evento extrapolou as fronteiras e ganhou uma versão na Argentina. Nas cinco primeiras edições, o Shimano Fest reuniu mais de 40 mil pessoas, confirmando a aceitação maciça de público e marcas e despertando o interesse de diversas cidades brasileiras. Neste ano o Shimano Fest chega finalmente à cidade de São Paulo, que está desenvolvendo uma estrutura cada vez mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização