22 de fevereiro de 2024
Renato Rezende - Foto: Divulgação

Renato Rezende disputa Campeonato Mundial de BMX na Bélgica

Atleta top 10 do mundo volta a competir após o Pan-Americano. Em Ipatinga (MG), Bernardo Cruz, Nataniel Giacomozzi e Lucas Borba buscam título do Brasileiro de Downhill. Na Alemanha, Jady Malavazzi participa da Copa do Mundo de Paraciclismo

O carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano), número 1 do BMX no Brasil, retorna às pistas neste sábado (25), no Campeonato Mundial de BMX, em Heusden-Zolder, na Bélgica. Para se manter entre os melhores, Renato, atualmente sexto colocado do ranking mundial, conta com a linha de componentes DXR da Shimano em sua bike e utiliza a sapatilha SH-XC90.

“Será um grande evento, com os melhores atletas de BMX do planeta, e eu não vejo a hora de entrar na pista”, afirma Renato, cujo principal objetivo da carreira é conquistar uma medalha nos Jogos Rio 2016.

Brasileiro de Downhill – Já no Brasil, as atenções do ciclismo estarão voltadas para Ipatinga (MG). A cidade mineira será sede, neste sábado e domingo (25 e 26), do Campeonato Brasileiro de Downhill, organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e válido para o ranking mundial, garantindo 110 pontos UCI ao campeão. Três atletas do Shimano Sports Team estão entre os favoritos ao título: o mineiro Bernardo Cruz (GT/FOP/Shimano) e os catarinenses Nataniel Giacomozzi (Isapa/Shimano) e Lucas Borba (Santa Cruz/Shimano).

Bernardo Cruz - Foto: Divulgação
Bernardo Cruz – Foto: Divulgação

Ciclista número 1 do downhill brasileiro (57º no ranking mundial), Bernardo Cruz é tricampeão nacional, com vitórias em 2010, 2012 e 2013. O experiente Nataniel, tetracampeão brasileiro – ganhou em 2001, 2002, 2004 e 2007 -, tem como meta terminar a final, no domingo, entre os três primeiros colocados. “A pista é rápida e com muita terra solta, acredito que os tempos serão muito parecidos. Nesse tipo de circuito não podemos cometer erros, um deslize e a prova já era”.

Nataniel Giacomozzi na pista de Ipatinga - Foto: Divulgação
Nataniel Giacomozzi na pista de Ipatinga – Foto: Divulgação

Vencedor do Open Shimano no ano passado e campeão brasileiro pela CBMTB (Confederação Brasileira de Mountain Bike) em 2013, Lucas Borba quer seu primeiro título nacional pela CBC. “Prevejo uma prova muito disputada e imagino que os detalhes serão fundamentais para a definição do resultado final. A pista exige um preparo físico excelente, porque tem partes longas de pedal”.

Jady na Copa do Mundo – A paranaense Jady Malavazzi (Vemex/Shimano/CCSJC/UNIVAP) disputará a Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada neste fim de semana, em Elzach, Alemanha. Na sexta-feira (24), Jady competirá no contrarrelógio, enquanto no sábado participará da prova de resistência.

Jady Malavazzi - Foto: Divulgação
Jady Malavazzi – Foto: Divulgação

“O contrarrelógio promete ser bem difícil, com 9 km de subida. A competição de estrada também será dura, com 46 km”, prevê Jady, cujo calendário está repleto de competições entre o fim de julho e o começo de agosto. “Semana que vem estarei na Suíça, para o Mundial, e depois vou para os Jogos Parapan-Americanos, em Toronto”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização