26 de fevereiro de 2024
Flavio Cipriano, Kacio Fonseca e Hugo Osteti conquistam o Bronze para o Brasil - Foto CBC / Divulgação

Jogos Pan-Americanos: Ciclismo de Pista é medalha de bronze na Velocidade Por Equipes

Última medalha do país na modalidade havia sido em 1995 no Pan de Mar del Plata (Argentina). Competição segue nesta sexta-feira (17) até domingo (19)

O ciclismo brasileiro vibrou muito nesta quinta-feira (16). A Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista conquistou a medalha de bronze na prova de Velocidade por Equipe. O time formado por Flavio Cipriano, Kacio Fonseca e Hugo Osteti dominou a disputa do começo ao fim, vencendo a equipe da Colômbia ao cruzar a linha de chegada em 44s769. O ouro ficou com os donos da casa, o Canadá (44s241), e a prata com a Venezuela (45s087). A última medalha do país no Ciclismo de Pista havia sido no Pan de Mar del Plata (Argentina), em 1995.

“O tempo que fizemos poderia até ter sido prata, mas na classificatória não fizemos uma boa partida e ficamos na disputa do bronze. Mas temos certeza que no próximo evento, que por coincidência é o pan-americano da modalidade, vamos chegar pra brigar pelo ouro”, contou Flávio Cipriano, que ainda busca uma medalha na prova de Velocidade Individual, marcada para a sexta-feira (17), e no Keirin, agendado para domingo (19).

Para o técnico Emerson silva, a equipe se encaixou perfeitamente e ainda tem muito para crescer. “Um momento muito feliz. Mesmo sendo um bronze, essa medalha vale muito a pena. Com certeza o resultado irá abrir muitas portas, fazer com que o ciclismo continue evoluindo e futuramente celebrando mais medalhas.”

Ainda segundo o técnico, o intercâmbio realizado no Centro Mundial de Ciclismo (CMC) da UCI na Suíça foi essencial para que os atletas tivessem uma preparação adequada para a disputa do Pan de Toronto/2015. O grupo foi supervisionado por uma equipe multidisciplinar e testou o aprendizado competindo nas provas mais importantes do ranking mundial nos últimos dois anos. O projeto intercâmbio, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a União Ciclística Internacional (UCI), proporciona aos atletas brasileiros uma oportunidade de aperfeiçoar as suas habilidades, além de adquirirem uma grande experiência internacional.

Chance de medalha – Ainda no velódromo Cisco Milton, nesta quinta, o Brasil foi muito bem representado por Gideoni Monteiro, que participa da prova Omnium. O ciclista terminou em segundo lugar nas três disputas do dia, Scratch, Perseguição Individual e Eliminação. O brasileiro lidera a prova com 114 pontos e retorna a pista na sexta-feira como líder da classificação geral para disputar o 1km Contra-Relógio, Flying Lap e Prova Por Pontos. O colombiano Fernando Gaviria é o segundo com 104 pontos e o equatoriano o terceiro com 100 pontos.

O Ciclismo de Pista segue até domingo (19) e também competem pelo Brasil Alice Melo na prova de Velocidade Individual e Keirin. Armando Camargo, Thiago Nardin, Cristian Egídio e Endrigo da Rosa na Perseguição por Equipes. Flávio Cipriano na Keirin e Wellyda Rodrigues na Omnium feminino, além de Kacio Fonseca e Flávio Cipriano na prova de Velocidade Individual.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização