2 de março de 2024
Lapierre Zesty AM 827

Lapierre renova sua linha Zesty de Trail / All Mountain com dois novos modelos 2016

Novos modelos abandonam o formato 29 polegadas e mantém o sistema de suspensão eletrônica inteligente e:i Shock

A marca francesa Lapierre anunciou esta semana a renovação de sua consagrada linha Zesty, voltada para o público adepto do Trail e All Mountain.

Para 2016, a linha abandona o formato de rodas 29er para dar lugar às mais versáteis rodas de 27.5 polegadas.

Os novos modelos da marca, Zesty AM e Zesty XM diferem entre si pela diferença de curso de amortecimento e componentes utilizados em suas respectivas montagens, embora mantenham em comum o sistema de suspensão inteligente e:i Shock, desenvolvido em conjunto pela marca francesa e pela RockShox.

Detalhe do painel de controle da e:i Shock, localizado na tampa da espiga do garfo dianteiro
Detalhe do painel de controle da e:i Shock, localizado na tampa da espiga do garfo dianteiro

Para quem não conhece o sistema, a e:i Shock diferencia-se em relação a suas concorrentes ao apresentar um sistema inteligente de acionamento e não apenas um mero bloqueio eletrônico.

O sistema utiliza três sensores, localizados em posições estratégicas no quadro da bicicleta, que enviam para uma central de informações dados como velocidade, inclinação e tipo de terreno, para escolher automaticamente o melhor ajuste do amortecedor.

A OST+ trabalha basicamente com 4 modos de operação:

  • Pedalando + sem impactos na pista = Amortecedor travado
  • Pedalando + pequeno impacto = Amortecedor em modo “plataforma” (meio curso)
  • Pedalando + grande impacto= Amortecedor aberto
  • Bicicleta parada = Amortecedor aberto
O sistema de controle eletrônico e:i Shock é montado a partir de um amortecedor RockShox
O sistema de controle eletrônico e:i Shock é montado a partir de um amortecedor RockShox

A principal novidade em relação aos modelos anteriores está em seu novo posicionamento no quadro da bicicleta, agora fixado ao tubo superior e não mais ao tubo inferior. Isto não apenas favorece um design mais limpo, mas também permite um maior espaço para se utilizar garrafas de água, mesmo em quadros de tamanho pequeno.

O modelo Zesty 527 XM utiliza o mesmo quadro topo de linha da 827, mas é mais leve e com menor curso de amortecimento
O modelo Zesty 527 XM utiliza o mesmo quadro topo de linha da 827, mas é mais leve e com menor curso de amortecimento

Além disso, o amortecedor recebeu uma série de otimizações de forma oferecer uma curva de amortecimento mais sensível na primeira parte de seu curso e mais progressiva em sua parte final.

Seguindo a atual tendência de mercado, as novas Lapierre Zesty utilizarão transmissões de uma ou duas coroas, conforme o modelo, sempre buscando o máximo em conforto, sem perda de eficiência na pedalada.

O modelo mais ‘agressivo’, a Zesty AM, conta com um curso de amortecimento de 150 milímetros em ambas as rodas 27.5″. Será oferecida nas versões com quadro em alumínio e carbono. De acordo com o fabricante, a versão em carbono está 500 gramas mais leve em relação ao modelo 2015.

O quadro da Zesty 427 XM é construído em alumínio na mesma geometria dos demais modelos da linha
O quadro da Zesty 427 XM é construído em alumínio na mesma geometria dos demais modelos da linha

Já o modelo Zesty XM, voltado para os usuários que não querem perder tempo também nas subidas, possui 120mm de curso traseiro e 130mm no garfo dianteiro, sendo assim a bicicleta ideal da marca francesa para os amantes do Trail. A nova Zesty XM substitui definitivamente o modelo anterior Zesty TR, equipada com rodas de 29 polegadas, que deixa o catálogo do fabricante após seu pouco sucesso comercial em nível mundial.

Especificações

Zesty AM 827

  • Quadro: Carbon, 150mm travel OST suspension, rodas de 27.5″
  • Amortecedor dianteiro: RockShox Pike Solo Air, com 150mm de curso
  • Amortecedor traseiro: RockShox Monarch RT3
  • Cambio traseiro: SRAM XX1
  • Pedivela: SRAM X01
  • Movimento central: SRAM GXP PressFit
  • Corrente: SRAM X1
  • Cassete: SRAM XG 10 x 42
  • Freios: SRAM Guide R (com rotores de 180mm)
  • Passador: SRAM X1
  • Caixa de direção: FSA Orbit
  • Guidão: Nico Vouilloz Signature aluminum, 760mm x 15mm
  • Mesa: Nico Vouilloz Signature aluminum, 55mm
  • Canote: RockShox Reverb Stealth, 125mm de curso
  • Selim: SDG Duster
  • Rodas: SRAM Roam 40
  • Pneus: Maxxis High Roller 2.3″ (dianteiro), Ardent 2.25″ (traseiro)

Zesty XM 827

  • Quadro: Carbon, 120mm travel OST suspension, com rodas de 27.5″
  • Amortecedor dianteiro: RockShox Revelation RL Solo Air 130mm stroke
  • Amortecedor traseiro: RockShox Monarch RT3
  • Câmbio traseiro: SRAM X01
  • Pedivela: SRAM X01
  • Movimento central: SRAM GXP PressFit
  • Corrente: SRAM X1
  • Cassete: SRAM XG 10 x 42
  • Freios: Shimano XT (com rotores de 180mm)
  • Passador: SRAM GX
  • Caixa de direção: FSA Orbit
  • Guidão: Nico Vouilloz Signature aluminum, 740mm x 15mm
  • Mesa: Easton EA70 aluminum, 60mm
  • Canote: RockShox Reverb Stealth, com 125mm de curso
  • Selim: SDG Duster
  • Rodas: SRAM Roam 30
  • Pneus: Schwalbe Nobby Nic 2.25″
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização