5 de maio de 2024

Sentinel, o novo retentor que promete dar vida nova ao amortecedor de sua bike

Empresa alemã cria um novo e revolucionário retentor que protege a suspensão contra a sujeira sem impedir sua livre movimentação, mesmo em terrenos com poucas irregularidades

Por incrível que pareça, um dos maiores entraves à melhora da performance dos amortecedores para bicicletas, independente das novas tecnologias que estão atualmente no mercado, é justamente um componente cuja função é proteger os mesmos contra a água, o barro e outros tipos de contaminantes. Trata-se do retentor, aquela peça plástica, geralmente na cor cinza, que abraça as canelas dos amortecedores e que funciona como um selo contra a sujeira.

Para ser eficiente, o retentor deve abraçar as canelas do amortecedor de forma apertada o suficiente para não permitir a passagem de agentes contaminantes. O problema é que esse ‘abraço’ impede a livre movimentação do amortecedor, principalmente nas pedaladas de alta velocidade e nas estradas de terra, o que nos deixa com um dilema: o que é mais importante, a proteção do amortecedor ou a performance?

Para a Dämpferklinik (clínica da suspensão, em alemão), uma empresa especializada manutenção deste componente, é possível compatibilizar esses dois fatores com uma simples e revolucionária solução.

A empresa desenvolveu e está lançando no mercado um novo tipo de retentor modular, que não apenas protege o interior da suspensão de forma excepcional, como também não interfere em seu movimento.

O retentor Sentinel é compatível com a maioria dos amortecedores do mercado
O retentor Sentinel é compatível com a maioria dos amortecedores do mercado

Batizado de Sentinel, o novo retentor, ao contrário dos modelos convencionais em peça única, é composto por um corpo construído em material flexível, cujo interior podem ser configurado até quatro anéis selantes construídos em poliuretano e politetrafluoretileno (PTFE, também conhecido como Teflon), que abraçam delicadamente as canelas do amortecedor.

Até quatro anéis de vedação podem ser utilizados simultaneamente e flutuam no interior do corpo de forma independente
Até quatro anéis de vedação podem ser utilizados simultaneamente e flutuam no interior do corpo de forma independente

Ao funcionarem de forma independente uns dos outros, é possível configurar a quantidade e os tipos de anéis conforme o nível de proteção ou performance. Além disso, o Sentinel possui outras vantagens interessantes sobre os retentores convencionais:

  • Aumenta a sensibilidade do amortecedor em terrenos de baixa e média irregularidade ou em situações de alta velocidade;
  • Facilidade de substituição dos anéis selantes sem a necessidade de se remover o corpo do amortecedor;
  • Retêm melhor a graxa em seu interior;
  • Maior durabilidade;
  • Varias cores disponíveis;
  • Compatível com amortecedores Rockshox, Fox, Specialized, BOS Engineering e X-Fusion;
  • É mais leve;
  • É mais barato.
O Sentinel será comercializado em uma grande variedade de cores, nas medidas 32, 34, 35, 36 e 40 mm
O Sentinel será comercializado em uma grande variedade de cores, nas medidas 32, 34, 35, 36 e 40 mm

De acordo com a Dämpferklinik, os novos retentores Sentinel deverão estar disponíveis nas lojas da Europa a partir de 2016, ao preço de 19,90 euros (par).

A importância da manutenção

Os retentores dos amortecedores precisam cumprir três funções que requerem do material utilizado propriedades distintas: Limpar as canelas, manter o óleo dentro da coluna do amortecedor e evitar a entrada de água e sujeira no mesmo.

Retentor

Por mais eficiente que o retentor seja, quando as canelas do amortecedor são pressionadas contra seu corpo, pequenas partículas de detritos acabam por penetrar em seu interior, contaminando-o. Isto ocorre principalmente em retentores cujas as bordas estão ressecadas devido ao tempo de uso e as condições climáticas.

Além disso, retentores em mal estado, em conjunto a falta de manutenção, podem danificar de forma permanente as canelas e os demais componentes do interior do amortecedor.

De acordo com a maioria dos fabricantes, os retentores devem ser substituídos a cada revisão da suspensão.

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