26 de fevereiro de 2024

Engenheiro desafia a mente ao criar bicicleta que ninguém consegue pedalar

Guidão e roda dianteira seguem sentidos opostos na bicicleta criada por Destin Sandlin

Para a grande maioria das pessoas, o ato de pedalar uma bicicleta é algo tão fácil de se fazer quanto amarrar os sapatos ou escovar os dentes. Afinal, quem aprende a andar de bike nunca mais esquece, certo? Mais ou menos…

O engenheiro Destin Sandlin, do canal de vídeo do YouTube Smarter Every Day, criou uma bicicleta que desafia a capacidade cognitiva de nosso cérebro, ao inverter a direção da roda dianteira em relação ao guidão, que seguem sentidos opostos, tornando a pedalada virtualmente impossível para a maioria das pessoas.

bicicleta ao contrário

A bicicleta ‘ao contrário’ utiliza uma engrenagem que conecta a espiga do garfo da roda dianteira à mesa do guidão, fazendo com que, ao virar o guidão para a esquerda a roda volte para a direita e vice-versa. O resultado é uma confusão mental capaz de desafiar o ciclista mais preparado.

Sandlin desafiou várias pessoas, oferedendo inclusive um prêmio em dinheiro para quem conseguisse pedalar a bike durante poucos metros. Todos os desafiados acharam que conseguiriam, até o momento de tentar.

O próprio inventor precisou de vários meses de treinamento até conseguir dominar a técnica de pedalar a bicicleta. Mas o pior ficou para depois: Após 8 meses recondicionando seu cérebro para pedalar a ‘bike ao contrário’, Sandlin passou a não conseguir pedalar bicicletas normais…

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização