25 de fevereiro de 2024
Pedro Ferreira, vencedor da primeira etapa do Open Shimano em 2015 - Foto: Claudio Olguín / Open Shimano

Balneário Camboriú recebe a 2ª etapa do Open Shimano Latinoamérica

Pelo terceiro ano consecutivo, cidade catarinense é sede da edição brasileira do maior evento de Downhill da América Latina, entre os dias 26 e 28 deste mês

A cidade de Balneário Camboriú (SC) sediará, entre os dias 26 e 28 de junho (de sexta-feira a domingo), a segunda etapa do Open Shimano Latinoamérica 2015. Assim como em 2013 e 2014, a maior competição de Downhill da América Latina será realizada no Parque Unipraias, por meio de uma parceria entre a Shimano e Federação Catarinense de Ciclismo.

Na sexta-feira, serão feitas a confirmação das inscrições e a entrega dos kits aos ciclistas, que à tarde poderão treinar na pista. No sábado, serão realizados os treinos sem paradas e o classificatório. No domingo, a parte da manhã será reservada para os pilotos fazerem uma descida pela pista antes das finais, marcadas para ter início às 13h30.

O Open Shimano terá nove categorias: menores, cadetes, juvenis, elite, master A1, master A2, master B, damas e profissional. As largadas de todas as provas será feita 237 metros acima do nível do mar, numa pista de alto nível técnico, cuja extensão é de aproximadamente 1.400m.

O Open Shimano 2015 tem três etapas. Além da prova em Balneário Camboriú e da disputa em Bariloche, onde foi aberta a temporada no final de janeiro deste ano, haverá uma edição em Nevados de Chillán (Chile), em dezembro. O chileno Pedro Ferreira foi o campeão da Pró na etapa de abertura, na Argentina.

Em seu oitavo ano de realização, o Open Shimano Latinoamérica segue com números impressionantes, o que credencia a prova como a principal da América Latina na modalidade downhill do MTB. Foram mais de 30 provas realizadas, em 16 circuitos diferentes com mais de 3200 competidores, além de nove países representados e a participação de mais de 20 medalhistas pan-americanos. É um evento criado para fomentar o esporte no continente e tem, desde então, revelado grande talentos do Downhill e proporcionado boa oportunidade para os pilotos latino-americanos, a partir do intercâmbio e da troca de experiência entre atletas de vários países.

Em Santa Catarina, a competição conta com o apoio de Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, 12º Batalhão de Polícia Militar, 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Obras e Parque Unipraias.

Inscrições continuam abertas – As inscrições para as provas ficarão abertas até a próxima segunda-feira (dia 22), no site www.ciclismosc.com.br. Os valores são de R$ 180 (federados) e R$ 230 (não federados). Para confirmar a inscrição, o atleta deve enviar o comprovante de pagamento para o e-mail inscricoes@ciclismosc.com.br.

Programação

Sexta-feira (26)

  • Das 9h às 17h – Confirmação de inscrições e retirada de kits
  • Das 13h às 17h – Treino com paradas

Sábado (27)

  • Das 8h às 11h30 – Treino sem paradas, divididos por categoria
  • Das 13h30 às 17h – Treino classificatório

Domingo (28)

  • Das 8h às 11h – Treino sem paradas, com uma descida por piloto
  • Das 13h30 às 17h – Finais
  • 17h30 – Premiação
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização