22 de abril de 2024

SRAM anuncia o lançamento de câmbio semi-automático para e-bikes

Sistema DD3 Pulse combina câmbio mecânico externo de com sistema interno de 3 velocidades, que troca de marchas automaticamente de acordo com a cadência da pedalada

Sem muito alarde, a marca norte-americana SRAM anunciou o lançamento de um novo modelo de câmbio para bicicletas elétricamente assistidas (e-bikes), que combina um sistema de câmbio e cassete externo de 9 velocidades com um câmbio interno ao cubo traseiro com acionamento eletrônico e automático.

Voltado para o uso urbano, o novo SRAM DD3 Pulse foi desenvolvido para funcionar em conjunto com motores Bosch eShift, sendo capaz de trocar as marchas da transmissão interna de forma automática, de acordo com critérios de cadência e velocidades pré-programados em um painel de controle instalado no guidão da bicicleta.

O câmbio interno do DD3 Pulse é controlado automaticamente através do painel Bosch eShift
O câmbio interno do DD3 Pulse é controlado automaticamente através do painel Bosch eShift

Juntamente com o sistema de trocas automatizado, o DD3 Pulse conta também com um câmbio externo de 9 velocidades, que permite a troca manual de marchas, aumentando as opções para um total de 27 marchas totalmente efetivas já que, ao contrário da combinação de câmbios dianteiro e traseiro convencionais, não há marchas que causem o ‘cruzamento de marchas’ que possam causar o desgaste prematuro da corrente.

Além disso, o sistema proporciona um nível de simplicidade único, já que o usuário pode controlar a troca de marchas com apenas uma das mãos.

SRAM DD3Pulse

De acordo com a SRAM, as marchas do câmbio interno de acionamento eletrônico podem ser acionadas tanto com a bike parada ou a toda velocidade, sem que o ciclista precise ‘aliviar’ o pé durante a troca.

Ainda segundo o fabricante, o novo câmbio DD3 Pulse não será comercializado de forma avulsa, apenas em bicicletas completas..

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização