25 de abril de 2024

Park Tool lança 8 novos modelos de ferramentas para bicicletas

Conforme a tecnologia de construção de bicicletas e seus componentes evoluem dia a dia, surge a necessidade de novas ferramentas para as oficinas especializadas.

Tendo isto como sua principal filosofia, a Park Tool, líder mundial na fabricação de ferramentas específicas para bicicletas, anunciou o lançamento de oito novas ferramentas para utilização por mecânicos profissionais e entusiastas. Confira:

Chave com ajuste de torque (aperto) ATD-1

ParkTool ATD-1
ParkTool ATD-1

Em nosso artigo A importância do correto aperto dos parafusos na manutenção de sua bicicleta já havíamos destacado o uso dos torquímetro, ferramentas de precisão necessárias para apertar corretamente os parafusos e demais componentes das bicicletas. Via de regra, tratam-se de ferramentas de alto preço e utilização limitada a oficinas especializadas.

Para facilitar regulagens e ajustes mesmo por quem não possua formação de mecânico de bikes, a Park Tool desenvolveu a chave com ajuste de torque ATD-1. De fácil utilização e custo acessível, a nova ferramenta possui soquete magnético para uso com ponteiras intercambiáveis de chaves do tipo allen (3mm, 4mm e 5mm) e torx (T25).

A ATD-1 permite ajustes de torque entre 4 e 6 N.m (Newtons por metro) e seu funcionamento é do tipo estalo, ou seja, basta apertar o parafuso até a ferramenta desarmar, dando um ‘estalo’, o que significa que o aperto está no torque correto.

 

A nova ferramenta Park Tool ATD-1 será comercializada a partir do próximo semestre ao preço sugerido de 72,95 dólares.

Calibrador de pneus INF-2

Park Tool INF-2
Park Tool INF-2

Construído para utilização com compressores de ar, o novo calibrador Park Tool INF-2 tem seu uso voltado para oficinas profissionais e lojas de bicicletas.

Seu corpo, mais leve que nas versões anteriores, possui uma cabeça dupla, cada uma compatível com os formatos de válvula PrestaSchrader, o que dispensa a necessidade de adaptadores.

Além da alavanca de carga, o INF-2 possui um prático botão para aliviar o excesso de pressão, que pode ser conferida através do dial analógico, capaz de calibrar com precisão pneus e câmaras de ar entre 0 a 160 psi.

O novo calibrador Park Tool INF-2 será comercializado ao preço sugerido de 140,95 dólares (compressor e mangueira não inclusos).

Chaves de torque PTD-4, PTD-5 e PTD-6 (vendidas separadamente)

Park Tool PTD-4, PTD-5 e PTD-6
Park Tool PTD-4, PTD-5 e PTD-6

Alternativas mais baratas que o modelo ATD-1, as chaves de torque PTD-4 (4 N.m), PTD-5 (5 N.m) e PTD-6 (6 N.m) utilizam índices de aperto fixo (não reguláveis). Cada ferramenta vem com três ponteiras do tipo allen (3mm, 4mm e 5mm), além de uma do tipo torx (T25), encaixadas no soquete magnético da mesma.

Assim como na ATD-1, as chaves de torque são do tipo estalo e serão comercializadas ao preço de 44,95 dólares cada.

Ferramenta de ajuste da tampa do pedivela BBT-10.2

ParkTool BBT-10.2
ParkTool BBT-10.2

A nova ferramenta BBT-10.2 remove e instala os espaçadores e a tampa utilizados nos pedivelas Shimano do tipo Hollowtech II. É construída em aço inox e será comercializada ao preço de 10,95 dólares.

Alinhador de gancheira de câmbio DAG-2.2

ParkTool DAG-2.2
ParkTool DAG-2.2

Ferramenta indispensável em qualquer oficina mecânica, o DAG-2.2 permite a medição e a correção de alinhamento das gancheiras de câmbio traseiro em relação ao quadro, resolvendo boa parte dos problemas de regulagem do mesmo.

A nova ferramenta sofreu alguns aprimoramentos em relação ao modelo anterior da Park Tool, o DAG-2. como consequência, o DAG-2.2 possui maior precisão e resistência, além de ser compatível com rodas de 20 a 29 polegadas.

O novo alinhador de gancheira de câmbio DAG-2.2 será comercializado a partir do próximo semestre ao preço sugerido de 74,95 dólares.

Ferramenta de instalação de movimento central BBT-79 46mm

ParkTool BBT-79 46mm
ParkTool BBT-79 46mm

Construído em liga de alumínio pelo processo CNC, a nova ferramenta Park Tool BBT-79 é específica para a instalação e remoção de movimentos centrais Race Face Cinch, Rotor BSA30, Zipp Vuma, Hawk Racing e BB3086.

A ferramenta possui uma ranhura padrão 3/8 para ser utilizada em conjunto com torquímetros e o seu preço é de 29,95 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização