21 de fevereiro de 2024
Raiza disputa prova na Áustria - Foto: Fabio Piva / Specialized

Raiza e Rubinho completam 1ª etapa do Alpentour Trophy, na Áustria

Competição no formato maratona terá mais três etapas e termina no domingo (14). No Brasil, equipe Specialized Hoffmann XCO participa do Desafio Natureza de Mountain Bike e do GP Ravelli, Érick Bruske, da AOO Specialized, compete em Santa Catarina

A goiana Raiza Goulão (AOO Specialized), ciclista brasileira número 1 no ranking mundial de MTB/Cross Country (26ª) disputou nesta quinta-feira (11) a primeira etapa do Alpentour Trophy, em Schladming, na Áustria, com percurso de 59km. Competindo pela primeira vez em uma prova com várias etapas – neste caso, serão quatro, até domingo (14) -, Raiza reclamou do desgaste físico, aumentado pelos trechos de subida em duas serras longas.

“O mais importante agora é trabalhar na recuperação para amanhã (sexta-feira). A prova começou com 14 km de subida, parte em que eu enfrentei muitas dificuldades. Nas descidas, consegui ‘acordar’ meu corpo, mas já era tarde. Estou acostumada com provas de Cross Country e, por isso, senti muita diferença”, explicou Raiza, cuja participação no Alpentour Trophy será utilizada como preparação para o Brasil Ride, ultramaratona disputada na Bahia entre 17 e 24 de outubro. “Valeu não só pela experiência nesse tipo de prova, mas também pela paisagem indescritível daqui, lugar repleto de montanhas cobertas de neve e lagos com água cristalina”.

Rubinho também está na Áustria - Foto: Fabio Piva / Specialized
Rubinho também está na Áustria – Foto: Fabio Piva / Specialized

O mineiro Rubinho Valeriano (AOO Specialized) enfrentou desgaste parecido, mas também completou a primeira etapa do Alpentour Trophy. “A prova foi muito dura, deu uns 40 minutos só de subida. Depois da primeira serra, senti muito cansaço e não consegui andar bem. Tentei fazer uma prova cautelosa, porque são quatro dias de competição e vi muitos ciclistas com problemas mecânicos ou pneu furado. Disseram que a etapa de hoje seria a mais fácil, então eu nem quero ver as outras (risos)”.

O Alpentour Trophy é fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, uma vez que garantirá pontos UCI aos 34 ciclistas mais bem colocados.

Larissa Brasa tenta manter liderança no GP Ravelli– A paulista Larissa Brasa (Specialized Hoffmann XCO) buscará neste fim de semana a manutenção da liderança no GP Ravelli, em que aparece no topo da classificação tanto no Cross Country quanto na maratona. Em Piedade, onde será realizada a terceira etapa da competição, Larissa estará em ação sábado (dia 13, no XCO) e domingo (dia 14, no XCM).

Equipe Specialized Hofmann SCO - Foto: Fabio Piva / Specialized
Equipe Specialized Hofmann SCO – Foto: Fabio Piva / Specialized

“Apesar de não estar treinando especificamente para essa prova por causa do Campeonato Brasileiro, em julho, espero me manter na liderança. Para isso, conto com minha Specialized Fate Expert”, afirma Larissa, campeã júnior do Warm Up do Festival Brasil Ride Botucatu, na categoria Sport.

Outra parte da equipe Specialized Hoffmann XCO estará no Desafio Natureza de Mountain Bike (XCO), neste domingo (14), em Campos do Jordão (SP). Participarão da prova os paulistas Tiago Rodrigues e João Vitor Hoffmann e o mineiro Naydson Cortes.

Érick Bruske compete “em casa” – O catarinense Érick Bruske (AOO Specialized) competirá em seu estado natal neste domingo (14). Campeão júnior da Taça Brasil de Cross Country no fim de semana, em Goiânia, Érick disputará o 5º Marathon Marcio May Pedra Branca, em Palhoça (SC). No formato maratona, a prova terá percurso de aproximadamente 50km.

Érick compete em casa - Foto: Fabio Piva / Specialized
Érick compete em casa – Foto: Fabio Piva / Specialized

“Minha preparação está 100% focada no Cross Country, pois meu objetivo agora é o Campeonato Brasileiro. Mas será uma boa oportunidade para pegar ritmo, já que competirei na elite”, diz Érick.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização