21 de fevereiro de 2024
Rubinho Valeriano - Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli

Raiza Goulão e Rubinho Valeriano disputam 1ª etapa da Copa do Mundo neste domingo

Ciclistas da equipe AOO Specialized já estão treinando na República Tcheca para a importante competição, que será mostrada ao vivo pela Red Bull TV

Vice-campeões da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, disputada no fim de semana passado em São João del-Rei (MG), a goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubinho Valeriano (ambos da equipe AOO Specialized) estarão em ação novamente neste domingo (24). Os dois participarão da primeira etapa de 2015 da Copa do Mundo de Mountain Bike, que será realizada na cidade de Nove Mesto, na região da Morávia, na República Tcheca. O site da RedBull TV promete transmitir a prova feminina ao vivo, a partir das 6 horas da manhã, e a masculina a partir de 9 horas (ambas no horário de Brasília). Para acompanhar clique aqui.

A competição é fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, uma vez que dará pontos aos 61 ciclistas mais bem colocadas nas elites feminina e masculina. A prova em Nove Mesto abre a sequência de duas etapas consecutivas da Copa do Mundo. A próxima será no outro domingo (31) em Albstadt, Alemanha.

Raiza Goulão  - Foto: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli
Raiza Goulão – Foto: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli

Para Raiza, brasileira mais bem colocada no ranking da UCI (29ª), o cansaço em consequência do voo e do fuso horário e o número de competidoras serão as principais dificuldades ao longo dos cerca de quatro quilômetros do circuito, repleto de lama e raízes. “Por ser a primeira etapa da Copa do Mundo, será mais disputada do que no ano passado. O número de inscritas deve passar de 80”, avalia Raiza.

Em termos de resultado, Raiza espera conseguir ao menos um lugar entre as 40 primeiras. “Às vezes você está no mesmo ritmo dos 30 ou 40 primeiros, mas está atrás e não consegue ultrapassar as ciclistas mais lentas que estão na sua frente. É fundamental que eu consiga largar bem e me mantenha o máximo de tempo no pelotão da frente”.

Rubinho, por sua vez, teve o primeiro contato com o circuito de Nove Mesto nos treinos livres, e sua avaliação foi positiva. “A pista é lisa e tem muitas raízes, com subidas longas e ‘disfarçadas’, que exigem bastante do atleta. Há dois rock gardens (trechos cercados por pedras) muito técnicos, cuja passagem se torna mais difícil pelo fato de o pneu estar liso e molhado em consequência da lama. De um modo geral, gostei muito da pista, principalmente das descidas, técnicas e divertidas”.

Viviane Favery, nova recordista do Big Biker Taubaté - Foto: Divulgação
Viviane Favery, nova recordista do Big Biker Taubaté – Foto: Divulgação

Viviane Favery é a nova recordista do Big Biker de Taubaté – A vitória da atleta da Specialized Factory Racing Team, Viviane Favery, no Big Biker de Taubaté, no domingo (17), teve um sabor ainda mais especial. Vivi, como é conhecida, dominou a prova de ponta a ponta e concluiu os 91 km em 3h54min16. Além de lhe garantir a liderança do campeonato este tempo é o novo recorde do percurso. A marca anterior foi obtida por Roberta Stopa, em 2007, em 4h06min54.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização