21 de abril de 2024
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Prefeitura de Curitiba promove atividades de incentivo à cultura da bicicleta

Projeto Bicicleta no Seu Bairro como objetivo discutir e incentivar o uso e a cultura da bicicleta em todas as regiões da capital paranaense

Motoristas e pedestres da cidade de Curitiba foram convidados a participar do lançamento do projeto Bicicleta no Seu Bairro, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O projeto tem o objetivo de discutir e incentivar o uso e a cultura da bicicleta em todas as regiões da cidade.

“O atendimento à população será permanente em todas as regionais. Temos uma série de informações para passar e queremos saber das pessoas também o que podemos fazer para ajudá-las a adquirir o hábito do uso da bicicleta”, disse o coordenador de Mobilidade Urbana no Trânsito da Setran, Gustavo Garrett.

Foto: Cesar Brustolin / SMCS
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Um circuito foi montado na quadra coberta da regional para treinamento de ciclistas que têm dificuldade de andar de bicicleta ou nunca andaram. “A proposta é promover a oportunidade de a pessoa subir na bike e aprender não só a andar, mas também como andar de forma segura e adequada nas vias”, explica Garrett.

Os monitores do projeto orientam o iniciante sobre como sinalizar, ou como ajustar um freio no caso de uma emergência, cuidados que deixam o ciclista apto a circular com segurança nas vias.

Quem participou pode ouvir palestras sobre direitos e deveres dos ciclistas, participar de atividades como pedaladas, aula de mecânica básica de bicicletas e projeção de filmes ligados ao tema.

Foto: Cesar Brustolin / SMCS
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

O líder do grupo Pedalada Cristã, Angelo Rumor, de 39 anos, participou das atividades e destacou a importância do trabalho de conscientização. “São ações como esta que permitem a integração e o bem-estar de quem pedala em Curitiba”, explicou Rumor, que promove três vezes por semana saídas para pedalada no bairro e parques para crianças e iniciantes, reunindo aproximadamente 140 pessoas por saída.

O administrador Jonatas Senna, de 22 anos, utiliza a bicicleta como seu principal meio de transporte e auxiliou na divulgação do evento Bicicleta no Seu Bairro. “Sou a favor deste projeto e de outros que já deram certo como a Via Calma. Quanto mais medidas de incentivo, maior será a quantidade de ciclistas circulando com segurança”, comentou Senna.

Durante uma blitz educativa realizada no semáforo ao lado da Rua da Cidadania do Carmo – no lado oposto ao da Igreja do Carmo – um ciclista chamou a atenção dos organizadores. Conduzindo uma bicicleta modelo Caloi 10, Pedro Zancanella, de 51 anos, morador do Uberaba, não tem as mãos e pedala frequentemente. Aos 10 anos foi vítima de queimadura e perdeu as mãos. Escolheu o modelo de bicicleta de guidão curvo e acionamento duplo de freio, com o qual consegue pedalar com segurança com comando dos braços. “Fazia até 50 quilômetros por dia do trajeto de casa ao meu trabalho, ida e volta. Hoje estou aposentado, mas continuo pedalando”, conta.

O Bicicleta no Seu Bairro é uma parceria de secretarias municipais, administrações regionais e organizações não governamentais de Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização