24 de abril de 2024

Giro d’Italia: Simon Clarke é o novo Camisa Rosa

Italiano Davide Formolo vence a 4ª etapa. Michael Matthews perde a liderança para companheiro de equipe

A Camisa Rosa de líder do Giro d’Italia mudou de mãos durante a 4ª etapa. Porém, é o nome da Orica GreenEDGE que continua a figurar no topo: Simon Clarke rendeu Michael Matthews, em um dia em que um jovem de apenas 22 anos, Davide Formolo (Cannondale-Garmin) brilhou ao conquistar a primeira vitória de sua carreira em uma etapa de um grand tour.

O ciclista italiano de 22 anos encarou praticamente sozinho a subida de categoria 3 rumo a Biassa, altura em que já tinha mais de 30 segundos de vantagem sobre seus perseguidores, lançando-se depois para os dez quilômetros de descida até a linha de chegada, em La Spezia.

Formolo, ciclista profissional desde 2014 e que foi o melhor jovem da Volta ao Algarve este ano, completou os 150 quilômetros da 4ª etapa do Giro com um tempo de 3h47m59s, coroando o esforço com sua vitória.

O grupo perseguidor chegou 22 segundos depois, com o novo camis rosa, Simon Clarke, a cruzar a meta na segunda posição – o ciclista australiano inicialmente ergueu os braços em festejo, mas depois apercebeu-se de que tinha sido apenas segundo classificado. O venezuelano Yonathan Monsalve foi terceiro colocado.

Na classificação geral, Simon Clarke é o novo líder e vestirá a Camisa Rosa na 5ª etapa. Esteban Chaves, também da Orica GreenEDGE, ocupa o segundo lugar, a dez segundos. A seguir à dupla segue-se um par de ciclistas da Tinkoff-Saxo, com a terceira posição de Roman Kreuziger e Alberto Contador em quarto, ambos a 17 segundos de Clarke.

A quinta etapa da Volta a Itália 2015 ocorrerá entre La Spezia e Abetone, com uma extensão total de 152 quilômetros. A meta está instalada numa subida de categoria 2, com chegada a 1.386 metros de altitude.

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Davide Formolo (Itália) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team 3:47:59
2 Simon Clarke (Austrália) Orica GreenEdge 0:00:22
3 Yonattah Monsalve (Venezuela) Southeast Pro Cycling
4 Giovanni Visconti (Itália) Movistar Team
5 Esteban Chaves (Colômbia) Orica GreenEdge
6 Fabio Aru (Itália) Astana Pro Team
7 Amaël Moinard (França) BMC Racing Team
8 Dario Cataldo (Itália) Astana Pro Team
9 Alberto Contador (Espanha) Tinkoff-Saxo
10 Richie Porte (Austrália) Team Sky

Classificação geral após a 4ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Result
1 Simon Clarke (Austrália) Orica GreenEdge 11:54:48
2 Esteban Chaves (Colômbia) Orica GreenEdge 0:00:10
3 Roman Kreuziger (Rep. Tcheca) Tinkoff-Saxo 0:00:17
4 Alberto Contador (Espanha) Tinkoff-Saxo
5 Fabio Aru (Itália) Astana Pro Team 0:00:23
6 Dario Cataldo (Itália) Astana Pro Team
7 Giovanni Visconti (Itália) Movistar Team 0:00:29
8 Amaël Moinard (França) BMC Racing Team 0:00:31
9 Davide Formolo (Itália) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team
10 Richie Porte (Austrália) Team Sky 0:00:37
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização