2 de março de 2024

GDF anuncia retomada de obras para construção de ciclovias

O Governo do Distrito Federal anunciou ontem (27) a retomada das obras para construção de ciclovias nas regiões do Lago Oeste e de Brazlândia.

Com uma extensão de 1,462 quilômetro e três metros de largura, a nova ciclovia da Vila Basevi, que irá ligar o Lago Oeste até a Escola Classe da Vila, é um pedido antigo dos mais de três mil moradores do local e deve ser inaugurada em, no máximo 90 dias. A unidade de ensino, que tem 250 alunos, fica ao lado da sede da Associação de Moradores, onde também funciona um posto de saúde.

A funcionária de serviços gerais de uma empresa da Asa Norte e moradora da vila Sônia Gonçalves, 47 anos, disse que essa ciclovia será a realização de um sonho. “Vou para o trabalho de bicicleta todos os dias. Já quase fui atropelada várias vezes. Agora, meu percurso será mais tranquilo.” O brigadista Adão Batista, 33, partilha da mesma opinião de sua vizinha. “Uso mais para esporte e passeio, mas essa pista é muito perigosa”, avaliou.

“Vou para o trabalho de bicicleta todos os dias. Já quase fui atropelada várias vezes. Agora, meu percurso será mais tranquilo.”

Brazlândia – Outra ciclovia a ser implementada pelo atual governo do Distrito Federal é a da rodovia Vicinal 533, em Brazlândia. O projeto de pavimentação da via inclui uma faixa exclusiva para ciclistas no trecho compreendido entre o entroncamento da mesma com as rodovias BR-080/251/DF-180 e a divisa com o estado de Goiás. A obra irá beneficiar diretamente os moradores de Brazlândia, Padre Lúcio e Águas Lindas (GO).

O recurso total para as obras é oriundo do empréstimo de R$ 500 milhões contraído pelo governo do DF junto ao Banco do Brasil em 29 de janeiro de 2015, com destinação exclusiva para obras de mobilidade e infraestrutura. “Reservamos R$ 5 milhões desse montante para projetos que visem à construção de ciclovias em todo o DF”, afirmou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ludovice.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização