23 de abril de 2024

Shimano apresenta seu novo grupo Deore XT M8000 de 11 velocidades

A gigante japonesa Shimano apresentou hoje ao público sua nova linha de componentes Deore XT M8000. Entre as novidades do novo grupo destacam-se as possibilidades de configurações de transmissão 1 x 11, 2 x 11 e 3 x 11 velocidades e o novo câmbio dianteiro Side Swing, derivado da linha XTR.

Com o novo grupo Deore XT M8000, a Shimano eleva o nível de performance de seus componentes, ao incorporar tecnologias já utilizadas em seu grupo topo de linha, o XTR M9000.

Agora com 11 velocidades, o novo grupo Deore XT M8000 foi desenvolvido para utilização agressiva nas disciplinas XC e Trail, tendo em foco a precisão e a leveza de seus componentes.

Cassete

Assim como o grupo topo de linha da marca, o XTR, o novo Deore XT M8000 é compatível com as configurações de transmissão de 1 x 11, 2 x 11 e 3 x 11 velocidade, de forma a satisfazer as exigências de todos os tipos de ciclistas em quaisquer condições de terreno.

Nas configurações de 2 x 11 e 3 x 11 velocidades, é utilizado o cassete com a relação 11-40 dentes, enquanto que os adeptos de transmissões de prato único irão se beneficiar do cassete de 11-42 dentes.

Os novos cassetes oferecem uma redução de peso substancial em relação aos modelos anteriores da linha Deore XT, graças a utilização do alumínio na construção da aranha de montagem e no pinhão maior (40 ou 42 dentes). A relação de pinhões dos novos cassetes é:

  • 11-40 dentes (11, 13, 15, 17, 19, 21, 24, 27, 31, 35 e 40 dentes);
  • 11-41 dentes (11, 13, 15, 17, 19, 21, 24, 28, 32, 37 e 42 dentes).

Pedivela

Novo pedivela de coroa única – Desenhado especificamente para utilização em configuração 1 x 11 velocidades, o novo pedivela utilizaum novo perfil de dentes da coroa denominado Dynamic Chain Engagement (DCE). Este sistema, já utilizado no grupo XTR aumenta a retenção da corrente em até 150%, reduzindo drasticamente o descarrilamento das mesmas. Como opções, é possível a utilização de coroas de 30, 32 e 34 dentes.

Os novos pedivelas Deore XT utilizam um novo movimento central, que é mais leve e possui menor arrasto em relação aos modelos anteriores.

Para os adeptos de trilhas mais agressivas, a Shimano oferece a opção de pedivela com coroa dupla e tripla, nas opções 34-24, 36-26 e 38-28 dentes, além do modelo com coroa tripla de 40-30-22 dentes.

Cambio traseiro

Câmbios remodelados – Tanto o câmbio dianteiro quanto o traseiro do Deore XT foram totalmente remodelados. O câmbio traseiro utiliza a nova tecnologia Shadow RD +, que aumenta a estabilidade do mesmo, ainda que sob condições extremas em pisos altamente irregulares. Devido aos seu sistema com maior curso de puxada/liberação do cabo de acionamento, o novo câmbio oferece também uma maior facilidade nos ajustes.

O novo câmbio traseiro Shimano Deore XT M8000 será comercializado em duas opções, a GS, para utilização em transmissões de 1 x 11 e 2 x 11 velocidades e o SGS, para utilização em 3 x 11 velocidades.

Cambio dianteiro

Mostrada pela primeira vez no grupo XTR M9000, a tenologia Side Swing, utilizada no novo câmbio dianteiro traz uma drástica redução no esforço durante a troca de marchas enquanto permite uma maior precisão durante a operação.

Seu novo desenho permitirá ainda a construção de quadros de bicicletas com chainstays mais curtos e um maior espaço disponível para utilização de pneus mais largos.

O novo câmbio dianteiro será oferecido nas versões FD-M8020 (2 x 11 velocidades) e FD-M8000 (3 x 11 velocidades), com opções de abraçadeira alta, baixa, D-type e E-type.

Passador

Passadores – Os novos trocadores de marcha tiveram seu design reformulado, buscando um maior equilíbrio entre ergonomia e redução no esforço da operação. Suas alavancas possuem superfície texturizada que proporcionam uma maior interface entre o ciclista e os controles. Assim como nas linhas anteriores, é possível a troca de múltiplas marchas de uma vez, enquanto que o esforço na troca reduziu-se em 20%, graças aos novos cabos de acionamento Shimano Optislick, revestidos em polímero.

Freio

Freios – O que era bom ficou ainda melhor. Os novos freios M8000 utilizam um novo cilindro-mestre, mais leve e menor, liberando  mais espaço no guidão da bicicleta devido ao perfil menor das manetes.

É possível regular a distância da manete em relação ao guidão através de um dial externo que dispensa a utilização de ferramentas.

Rodas

Rodas – Oferecidas nas versões XC (WH-M8000-TL) e Trail (WH-M8020-TL), nos tamanhos 27.5 e 29 polegadas, as novas rodas da linha Deore XT M8000 utilizam aros de alumínio com diâmetro interno de 20 e 24mm respectivamente. Cada aro proporciona uma plataforma mais larga e estável para os modernos pneus de MTB, enquanto permitem uma redução no peso final de 40 gramas em relação ao modelo 2014. As rodas utilizam a configuração de 28 raios, tanto na traseira quanto na dianteira e são compatíveis com pneus tubeless.

Pedal

Duas opções de pedais – Os novos pedias PD-M8000 (XC) e PD-M8020 (Trail) estão agora levemente mais largos e com um perfil mais baixo contando com uma maior superfície de contato com a sapatilha, o que facilita o encaixe/desencaixe.

Segundo a Shimano, em breve o novo grupo estará disponível para a venda nas lojas de todo o mundo. Até o presente momento, não há maiores informações sobre os preços a serem praticados no Brasil. Em breve, maiores informações

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização