12 de abril de 2024
Chegada da terceira etapa - Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

Equatoriano Byron Guama conquista a 3ª etapa da Volta Ciclística do RS

A emoção voltou a tomar conta da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul nesta sexta (10), com a disputa da terceira etapa, realizada com largada e chegada na cidade de São Francisco de Paula. A primeira colocação ficou com o equatoriano Byron Guama, que representa a equipe continental Team Movistar/Equador.

Os principais atletas presentes na volta disputaram a vitória da terceira etapa no sprint final. Durante a etapa, uma fuga com seis atletas se formou nos primeiros quilômetros, mas foram alcançados na metade da prova. Após a disputa do único prêmio de montanha do dia, vencido por Murilo Ferraz, com 78 quilômetros de prova, os atletas Magno Prado (Funvic/São José dos Campos), Aldo Flotten (Team Ringeriks/Kraft) e Ignacio Prado (Seleção do México), protagonizaram uma longa escapada, chegando a colocar mais de 3 minutos sobre os adversários.

Com as equipes trabalhando bastante para impor o ritmo do pelotão, os líderes foram capturados faltando apenas um quilômetros para a chegada. No Sprint, Byron Guama levou a melhor e garantiu a vitória para o Equador. Roberto Pinheiro, da Funvic, e Gideoni Monteiro, que representa a Memorial/Santos, completaram o pódio.

A etapa ainda teve a disputa de três Metas Volantes, sendo duas vencida por Antonio Nascimento, da equipe Osasco/Penks, e um vencido por Ignacio Prado, da Seleção do México. A liderança por pontos é do atleta Roberto Pinheiro.

O chileno Carlos Oyarzun permanece líder da classificação geral com apenas cinco segundos de vantagem sobre o brasileiro Wilian Chiarello, segundo colocado. Byron Guama, do Team Movistar/Equador, é o terceiro geral a oito segundos. Na classificação de montanha, o líder é Eriberto Rodrigues, enquanto na briga entre as equipes a nova liderança passa a ser da norueguesa Team Ringeriks-Kraft, com 36h26min31. A melhor equipe brasileira é a Dataro/Bottecchia, na quarta posição.

A 2ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Programação

  • 1ª Etapa – Sapiranga/Torres (199,9km)
  • 2ª Etapa – Torres/São Francisco de Paula (152km)
  • 3ª Etapa – São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula (160km)
  • 4ª Etapa – São Francisco de Paula/Farroupilha (170km)
  • 5ª Etapa – Farroupilha/Caxias/Farroupilha (153,6km)
  • Total: 835,5km

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização