9 de maio de 2024

SRAM lança linha intermediária de 1×11, 2×11 e 2×10 velocidades

Com opção para diversas configurações, incluindo a inédita 2 x 11 velocidades, novo grupo SRAM GX é a grande aposta da marca norte-americana para 2015

A marca estadunidense SRAM apresentou esta semana um dos produtos mais notáveis de seu catálogo até a presente data. situado na faixa intermediária de sua linha de grupos transmissores, o novo SRAM GX é compatível com configurações de 1 ou 2 coroas, empregando cassetes de 10 ou 11 velocidades.

O novo grupo herda boa parte da tecnologia criada para os componentes XX1 e X01, situados no topo de linha da marca, porém com dois diferenciais: o preço acessível e a versatilidade de configurações:

Configuração de coroas Coroas compatíveis Cassetes compatíveis
1 x 11 30, 32, 34, 36 ou 38 XG-1175 ou XG-1150 (10-42 dentes)
2 x 11 36/22 XG-1175 ou XG-1150 (10-42 dentes)
2 x 10 38/24 e 36/22 PG-1050 ou PG-1030 (11-36 dentes)

A seguir, uma pequena descrição dos componentes do novo grupo SRAM GX:

Pedivela SRAM GX 1 x 1

Pedivela, coroas e movimento central SRAM GX-1400 1 e SRAM GX-1000 1 (1 × 11 velocidades)

  • Utiliza a tecnologia X-Sync, com dentes da coroa mais altos e estreitos, para evitar que a corrente descariilhe da coroa.
  • Compatível com coroas de 30, 32, 34, 36 e 38 dentes.
  • Movimento central compatível com os sistemas PressFit 30, BB30, GXP e PressFit GXP.
  • Opção de protetor externo de coroa.
  • Pedivela com pernas de 175 ou 170mm
  • Duas opções de acabamento: Preto ou vermelho.
  • Compatível com os novos eixos SRAM Boost 148
  • Peso declarado de 680 gramas para o modelo GX-1400 (com pernas de 175mm e coroa de 32 dentes) e 720 gramas para o GX-1000 (com pernas de 175mm e coroa de 32 dentes).

Pedivela, coroas e movimento central SRAM GX-1400 2 e SRAM GX-1000 2 (2 × 11 velocidades)

Pedivela SRAM GX2 2 x 11

Pela primeira vez em sua história, a SRAM nos apresenta um grupo de 2 × 11 velocidades. Mais simples do que as transmissões de três coroas, porém com uma maior faixa de utilização da relação, graças ao cassete 10-42 dentes.

O novos pedivelas de duas coroas possibilitam as combinações de 36-22 dentes nas mesmas características de construção do modelo SRAM GX de 1 × 11 velocidades. Seu peso, é de cerca de 727 gramas (com pernas de 175mm).

Pedivela, coroas e movimento central SRAM GX-1200 e SRAM GX-1000 2 (2 × 10 velocidades)

A linha mais básica do novo grupo SRAM GX utiliza as opções de combinação de coroas 38/24 ou 36/22 dentes. Assim como nos demais modelos, os pedivelas são compatíveis com o sistema Boost e serão oferecidos nas versões com pernas de 170 e 175mm. Seu peso é de 799 gramas.

Câmbio traseiro SRAM GX 1 × 11 X-HorizonSRAM GX 1x11 X-Horizon

  • Polias de câmbio com de 12 dientes
  • Rolamentos selados
  • Cage em liga de alumínio
  • Duas opções de cores: Preto ou vermelho
  • Sistema de tensionamento da corrente Cage Lock
  • Peso: 265 gramas

Câmbio traseiro SRAM GX 2 × 11

SRAM GX 2x11

O novo câmbio traseiro pesa 289 gramas na versão com cage longo e 286 gramas na versão curta.

Câmbio traseiro SRAM GX 2 × 10

SRAM GX

Cassetes SRAM XG-1175 (1 × 11 velocidades), XG-1150 (2 x 11 velocidades), PG-1050/1030 (2 x 10 velocidades)

Os novos cassetes utilizam 11 coroas em aço unidas por pinos. O resultado é um modelo com bons índices de durabilidade e baixo peso, na relação 10-42 dentes.

Cassete SRAM GX

Câmbio dianteiros SRAM GX 11 e SRAM GX 10

SRAM GX

Desenvolvidos especificamente para as relações 1 x 11 e 1 x 10, respectivamente, os câmbios dianteiros possuem um peso declarado pelo fabricante de 134 a 161 gramas, dependendo da versão. Serão disponibilizados em versões com puxada superior ou inferior, além da montagem Direct Mount.

Passadores de marcha

SRAM GX

Tanto a versão 1 x 11 quanto a 2 x 11 terão as opções de passadores do tipo Trigger ou Gip Shift. Já os usuários da versão de 2 x 10 velocidades terão apenas a opção trigger disponível.

De acordo com o fabricante, a nova linha SRAM GX estará disponível nas lojas de todo o mundo a partir de agosto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização