24 de abril de 2024

Super campeã Marianne Vos troca a estrada pelas trilhas de MTB

Com apenas 27 anos e um extenso currículo, atleta holandesa visa título inédito em sua carreira, a de medalhista olímpica de Mountain Bike XCO

Um dos maiores expoentes do ciclismo feminino de todos os tempos, a holandesa Marianne Vos declarou esta semana à imprensa que este ano passará a priorizar as competições de mountain bike em detrimento de sua vitoriosa carreira nas estradas. Segundo Voss, as poucas provas de estrada que participará serão um mero treino complementar ao seu principal objetivo: ser medalhista de MTB nas olimpíadas Rio 2016.

Segundo Vos, entre as poucas provas de estrada que participará estão os Jogos Europeus de Baku e a Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos.

Marianne Vos vence a edição 2014 da La Course by Le Tour
Marianne Vos vence a edição 2014 da La Course by Le Tour

Com este foco em mente, a atleta participará este ano das principais competições de XCO mundiais, incluindo o Campeonato Europeu, Mundial e holandês de Cross-Country, cuja pontuação vale a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O objetivo no Rio de Janeiro é lutar por um título inédito em sua brilhante carreira: ser uma medalhista olímpica de MTB. Vale lembrar que Marianne Vos já possui duas medalhas de ouro olímpicas: a atleta conquistou o topo do pódio em Pequim (Ciclismo de Pista) e em Londres (Ciclismo de Estrada).

Trilhas, barro e lama não são novidades para Marianne Vos. Além de praticar MTB esporadicamente, a atleta foi nada menos que 7 vezes campeã mundial de Ciclocross
Trilhas, barro e lama não são novidades para Marianne Vos. Além de praticar MTB esporadicamente, a atleta foi nada menos que 7 vezes campeã mundial de Ciclocross

Para conseguir classificar-se para a Rio 2016, Voss precisa pontuar entre as 12 melhores atletas do Campeonato Mundial ou entre as 10 melhores do Campeonato Europeu.

Além disso, Marianne Vos precisa pontuar mais que sua conterrânea Anne Terpstra, já que a Holanda, por ser 17ª colocada no ranking da UCI, só possui uma vaga para as olimpíadas na modalidade.

Marianne VosPerfil

Marianne Vos

  • Idade: 27 anos

Principais títulos:

  • Bicampeã Olímpica: Estrada (2012) e Pista (2008)
  • Tricampeã Mundial de Estrada (2006, 2012 e 2013)
  • Heptacampeã Mundial de Ciclocross (2006 e entre 2009 a 2014)
  • Bicampeã Mundial de Ciclismo de Pista 2008 (Pontos) e 2011 (Scratch)
  • Pentacampeã da UCI World Cup (2007, 2009, 2010, 2012 e 2013)
  • Clássicas: 19 vitórias, com destaque para a Flèche Wallone (5 vezes campeã) e o Tour de Flandres
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização