26 de fevereiro de 2024
Rubinho Valeriano - Foto: Fabio Piva / Specialized

Rubens Valeriano e Raiza Goulão conquistam o pódio da Copa Lippi de MTB no Chile

O mountain bike segue como atração esportiva no Brasil e na América do Sul em março. Neste fim de semana, a Copa Lippi foi destaque em Santiago do Chile, enquanto o Interestadual de MTB movimentou Vinhedo (SP).

Na capital chilena, Rubinho Valeriano e Raiza Goulão garantiram pontos importantes nos rankings mundiais, ao subirem ao pódio em terceiro lugar na elite, enquanto Érick Bruske foi vice-campeão da júnior. Os três competem pela AOO Specialized, mesma equipe de José Gabriel Marques, que também fez pódio na sub-23 no Interestadual de Vinhedo (SP). Na mesma prova, a equipe Hoffmann XCO se destacou com mais três pódios.

A elite do MTB latino-americano esteve presente na Copa Lippi. Enquanto Fabio Castañeda (Colômbia) e Daniela Campuzando (México) confirmaram o ótimo momento e sagraram-se campeões, Rubinho e Raiza não fizeram feio e garantiram o melhor posto do Brasil nas elites. “Foi uma disputa duríssima, não só pelo calor mas também pelo clima seco e o pó que irritava olhos, nariz e garganta. Fiquei super feliz com o resultado, porém com a sensação de que podia mais. Vinha bem na segunda colocação, mas sofri com as câimbras faltando menos de um quilômetro e acabei em terceiro”, contou Rubinho.

“Foi uma disputa duríssima, não só pelo calor mas também pelo clima seco e o pó que irritava olhos, nariz e garganta. Fiquei super feliz com o resultado”

Também destacando as dificuldades climáticas, Raiza mostrou-se satisfeita com o resultado. “Não tive uma boa largada e logo perdi as principais concorrentes de vista, a Daniela e a Alexandra Serrano (Equador)”, relatou Raiza. “Apesar da gripe recente, o clima seco e quente e o imprevisto na largada, consegui garantir o bronze e desta forma puder somar mais 30 pontos no rankings UCI e olímpico. Estou muito feliz e sigo forte rumo ao sonho de representar o País no Rio 2016”, completou a goiana.

Vice-campeão da júnior, Érick Bruske avaliou o resultado e agradeceu o apoio da Specialized Chile, que deu suporte aos três brasileiros da AOO Specialized na Copa Lippi. “Estou muito feliz por este resultado internacional perto do Pan-Americano, e tenho certeza que daqui duas semanas estarei pronto para brigar pelo titulo na Colômbia. Obrigado a todos que ficaram na torcida, a minha equipe e a Specialized Chile, que nos ajudou muito durante a prova”, destacou Bruske.

Campeonato Interestadual de MTB – A cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, foi palco no domingo (15) da primeira etapa do Interestadual. Entre os atletas patrocinados pela marca norte-americana, destacaram-se Larissa Brasa e Naydson Flaviano, ambos com o vice-campeonato da júnior e sub-23, respectivamente. Também da Hoffmann XCO, João Vitor foi terceiro na sub-23, e Tiago Rodrigues, o nono da super elite.

Enquanto seus companheiros de AOO Specialized estavam no Chile, José Gabriel Marques optou por correr a prova paulista e garantiu o pódio. “Mais uma prova que me serviu como aprendizado. Larguei bem na sub-23. Me sentia muito bem fisicamente e estava em segundo da minha categoria. Mas, por um azar do destino, meu pneu furou e perdi muitas posições. Fiz uma corrida de recuperação e ainda consegui terminar em quinto lugar. Imprevistos acontecem. Agora é seguir em frente e já pensar no Campeonato Pan-Americano de MTB, dia 29 de março, em Cota, na Colômbia”, ressaltou Zé Gabriel.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização