21 de fevereiro de 2024
Largada da CIMTB Levorin em 2014 - Foto: Bruno Senna

Abertura da Copa Internacional Levorin de MTB movimenta R$ 2,5 milhões

Com 1.500 inscritos entre ciclistas e corredores de montanha e feira de produtos com 50 empresas, organização espera mais de 20 mil visitantes nos três dias de provas

A realização da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike em Araxá pelo 12º ano consecutivo traz números impactantes para a economia da região. Entre os dias 6 e 8 de março, mais de 1.500 atletas passarão pelas trilhas em torno do Tauá Grande Hotel, entre ciclistas da CIMTB Levorin e Copa LM Bike de Amadores e corredores de montanha da CIMTB Night Run XC. Assim, a organização estima que o impacto econômico durante o período da prova no município araxaense atinja cerca de 2,5 milhões de reais, com toda a rede hoteleira da cidade ocupada.

“Construímos uma história muito especial entre a CIMTB Levorin e Araxá. Não à toa, estamos no 12º ano da prova na cidade e não tenho receio de afirmar que é uma das mais tradicionais do calendário nacional e sul-americano. Com um total de 1.200 inscritos no ciclismo, algo muito expressivo se tratando de uma competição de Cross Country Olímpico, a etapa mostra sua força. Ter a oportunidade de realizar provas classe SHC (Hors Class) pela primeira vez nas Américas, reforça a motivação”, comemora Rogerio Bernardes, organizador da competição que em 2015 chega à 20ª edição.

Um público de mais 20 mil pessoas é esperado nos três dias de competições no Barreiro. Estão inscritos até o momento, representantes de 11 países (Brasil, Argentina, Chile, Equador, Venezuela, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Portugal e Israel). A feira, com cerca de 50 expositores, é mais uma atração para os amantes do ciclismo fora das pistas. “Este ano aumentamos o espaço para os expositores em 20%. A área, que já era bem grande, com 2.000 metros quadrados, está ainda maior em 2015”, anuncia Rogerio.

Ações dos patrocinadores – Patrocinador master do evento, a marca de pneus Levorin estará presente em Araxá com tendas da empresa posicionadas em pontos de apoio aos atletas e com o estande na feira. O presidente, Victor Serra, e o diretor comercial, Jose Alair de Moraes, confirmaram presença para sábado e domingo (7 e 8). Os pneus, On-Road, para prática urbana (aro 26), e Off-Road (aro 29), próprios para uso em trilhas, serão entregues no Passeio Ciclístico Sense Bike para os cinco primeiros colocados das 24 categorias da CIMTB Levorin e da Copa LM de Amadores. A Levorin também oferecerá aos participantes, brindes e foto personalizada publicada em sua página do Facebook.

A empresa mineira LM Bike, uma das quatro co-patrocinadores ao lado de Shimano, Specialized e Audax, apresentará a equipe LM/Shimano na noite de sábado (7), às 18h30, no salão Chez-Beja do Grande Hotel. Em seu estande, estarão expostas as novas suspensões DT Swiss One Piece Mag e as bicicletas Sense, agora também com modelos convencionais, trazendo ao mercado brasileiro um produto de qualidade com preço acessível. Serão dois modelos MTB em exposição: Sense Impact (Aro 29) e Sense Extreme (Aro 26), disponíveis nos tamanhos 16″, 17″, 18″ e 19″. Ambos em alumínio 6061 tratado, componentes de transmissão Shimano, pneus CST, suspensão dianteira e diversas opções de cores.

Sense Impact (Aro 29) - Foto: Divulgação / LM
Sense Impact (Aro 29) – Foto: Divulgação / LM

A Shimano, empresa japonesa reconhecida pela qualidade de seus componentes para bicicletas, apresentará novidades. O principal atrativo é a bike com câmbio eletrônico Di2 para teste no rolo, que será exposta em rodízio entre as lojas para que todos possam conhecer e testar. As tendas exclusivas para Suporte Neutro e a Área Lounge para os atletas também serão muito utilizadas. Na parceria com diferentes lojas, o público poderá conferir e adquirir produtos como Pearl Izumi, óculos Shimano e principais grupos de MTB.

A norte-americana Specialized terá entre seus destaques as bikes S-Works, disponíveis com linha completa de acessórios como, capacete, sapatilha, luva e vestimenta. As mulheres encontrarão a linha feminina S-Works Era, enquanto os homens poderão conhecer a S-Works Epic. Além de bicicletas, no estande da empresa haverá sessão de autógrafos no sábado (7), às 14h, com os ciclistas da AOO Specialized e da Hoffmann XCO, equipes patrocinadas pela marca. Rubinho Valeriano, representante brasileiro em Pequim 2008 e Londres 2012, e Raiza Goulão, atenderão aos visitantes enquanto desenvolvem campanha olímpica para representar o Brasil no Rio 2016.

Nova fabricante de bike será apresentada – Quarta e mais recente co-patrocinadora da Copa Internacional Levorin de MTB, a Audax, nova empresa de bicicleta no mercado nacional, terá apresentação de seus produtos na feira de exposição a partir de sexta-feira (6), primeiro dia de provas, até o domingo (8). Uma nova equipe de ciclistas será apresentada às 20h de sexta, no Tauá Grande Hotel.

Em Araxá, os ciclistas das duas super elites (elite e sub-23) masculina e feminina, competem no formato SHC, ou seja, prova dividida em três estágios, em dias distintos: Contrarrelógio na sexta (6), Short Track (pista curta) no dia seguinte e Cross Country Olímpico, no encerramento da competição, domingo (8), às 14h. Os atletas das outras categorias disputarão o tradicional XCO, com largada no sábado às 15h30 para a Copa LM Bike de Amadores (exceção à categoria segurança pública). Domingo, as provas começam às 8h00.

Vídeo Teaser – Confira o teaser da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike 2015. No vídeo, você verá só um pouquinho do que os ciclistas do Brasil e do mundo todo terão pela frente na pista montada no Tauá Grande Hotel, no Barreiro:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização